Rússia diz ter achado equipamentos italianos em Duma, SÃria

A Rússia disse nesta sexta-feira (24) ter encontrado equipamentos de fabricação italiana usados na produção de substâncias tóxicas em Duma, cidade da SÃria alvo de um ataque quÃmico no último dia 7 de abril.
A informação é do general Igor Kirillov, chefe das tropas russas de defesa radiológica, quÃmica e biológica - Moscou é aliada do regime de Bashar al Assad no paÃs árabe e culpa grupos rebeldes pelo ataque em Duma.
"Não mencionamos o paÃs exato na época da descoberta [em junho], mas os equipamentos tinham a escrita 'made in Italy'", declarou Kirillov. A suspeita é que esses itens, como cilindros de cloro, tenham sido usados na produção de gás mostarda.
Duma fica nos arredores de Damasco, e o ataque quÃmico deixou mais de 70 mortos, além de ter motivado um bombardeio de Estados Unidos, França e Reino Unido contra alvos do regime Assad, a quem atribuem a ação tóxica.
Uma missão da Organização para a Proibição das Armas QuÃmicas (Opaq) esteve na cidade entre o fim de abril e o inÃcio de maio e deve apresentar um relatório com suas conclusões.