Osasco lança o Monitora OZ, programa para reforçar o sistema de segurança da cidade

Para aderir, é preciso se cadastrar e autorizar o uso das imagens pelo COI

Já são 2.100 câmeras espalhadas pela cidade
5 de Dezembro de 2025 - 17h55

Osasco está cada dia mais conectada. Na quinta-feira, 4/12, as secretarias de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), de Segurança e Controle Urbano (Secontru) e a Agência Inova Oz da Prefeitura lançaram o programa Monitora OZ, que visa reforçar as ações de combate à criminalidade com o uso de equipamentos modernos e câmeras de monitoramento facial e de vias públicas. Já são 2.100 câmeras espalhadas pela cidade e, segundo o prefeito Gerson Pessoa, que participou da cerimônia realizada no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1.543, Vila Yara) juntamente com demais autoridades da segurança pública, até o final de 2026 o município deverá contar com cerca de 10 mil câmeras.

Para que esse objetivo seja alcançado, empresas (indústria, comércio e bancos), condomínios e residências poderão aderir ao programa disponibilizando suas imagens para o Centro Integrado de Operações Integradas (COI), que está integrado ao Muralha Paulista do governo do Estado e ao Córtex, sistema de informações do Ministério da Justiça, do governo federal.

Para aderir, é preciso se cadastrar e autorizar o uso das imagens pelo COI. É só acessar o site da prefeitura www.osasco.sp.gov.br e entrar em “carta de serviços”, depois “segurança pública”, e entrar na aba “Monitora OZ” para câmeras particulares ou para totens de monitoramento. A participação é gratuita.

Em outubro deste ano, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei regulamentando os totens de segurança privada na cidade.

O programa conta com seis eixos: instalação de câmeras aéreas pela cidade; a implantação de câmeras em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde; a instalação desses dispositivos em ônibus; instalação de totens com monitoramento em pontos de ônibus; videomonitoramento compartilhado de imagens de condomínios e residências; e a regulamentação junto à Prefeitura por parte de pessoas físicas e jurídicas (empresas) que já possuem as câmeras e queiram compartilhar as imagens com o sistema.

Desde o início deste ano, a Prefeitura já instalou em diversos pontos da cidade cerca de 500 câmeras de reconhecimento facial, que têm sido importantes aliadas no combate à criminalidade no município. Osasco é a primeira cidade do Estado, fora a capital paulista, a contar com esse recurso. O município também conta com 200 câmeras que fazem a leitura de placas de veículos e são capazes de identificar se os mesmos possuem registro de roubo.