Sistema de monitoramento aumenta a segurança nas escolas de Barueri

O sistema hoje ampliado é formado por 106 totens equipados com cinco câmeras em média

Barueri conta com 1.365 câmeras nas escolas municipais
16 de Maio de 2025 - 08h28

A Secretaria de Educação de Barueri, por meio do Departamento de Agente Patrimonial, criou em 2022 o Monitoramento Emergência Escolar, com o objetivo de aumentar a segurança da comunidade escolar — incluindo alunos, servidores, pais ou responsáveis, prestadores de serviços e moradores dos bairros vizinhos. O sistema hoje ampliado é formado por 106 totens (equipados com cinco câmeras, em média, e sistema de comunicação) em frente às instituições de ensino da rede municipal.

Além disso, cada unidade de ensino já conta com oito câmeras internas, e a segurança é complementada por 1.365 câmeras de vigilância instaladas nas áreas ao redor das escolas. O objetivo é garantir respostas rápidas a situações que possam representar riscos, como atos de vandalismo, furtos e outras ocorrências que coloquem em perigo a saúde e a vida de estudantes e servidores, incluindo atos de violência, acidentes e incêndios.

A estrutura conta ainda com quatro terminais e um Centro de Controle Operacional (CCO), que oferece suporte 24 horas. Em situações específicas, o sistema permite a solicitação de apoio da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil ou do Trânsito Municipal. No âmbito administrativo, a comunicação é feita com os responsáveis pela unidade escolar e outros órgãos que necessitem das imagens.