Rio Preto recebe carretas da mamografia e do empreendedorismo

Ação faz parte do movimento SP Por Todas, do governo do Estado de São Paulo

As carretas ficarão estacionadas na Praça Dom José Marcondes
12 de Maio de 2025 - 15h59

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, recebe a partir do dia 12 de maio, segunda-feira, a Carreta da Mamografia e a Carreta do Empreendedorismo. A ação faz parte do movimento SP Por Todas, do governo do Estado de São Paulo. As carretas ficarão estacionadas na Praça Dom José Marcondes.

"Uma ação importantíssima e viabilizada a partir do trabalho em conjunto de várias secretarias, a partir da emenda e das tratativas com o governo do Estado. Disponibilizar essas mamografias, exame que precisa ser feito periodicamente, impacta de maneira positiva na saúde das mulheres. Em relação ao empreendedorismo, a qualificação profissional visa abranger mulheres que buscam independência financeira e capacitação”, afirma a secretária da Mulher de Rio Preto, Rosicler Quartieri.

A Secretaria de Saúde também é responsável pela Carreta da Mamografia. As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Trânsito e Transportes, Comunicação Social, além da Guarda Civil Municipal (GCM), são parceiras na ação. O deputado estadual Valdomiro Lopes destinou R$ 300 mil para o custeio das carretas em Rio Preto e região.

Mamografia
A Carreta da Mamografia atenderá a partir do dia 12 até o dia 24 de maio, das 8h às 17h, com exceção do primeiro dia, quando os exames começam às 13h. Nos sábados dias 17 e 24, o atendimento acontece das 8h às 12h. Serão disponibilizados 50 exames por dia durante a semana e 25 aos sábados, em um total de 550 mamografia.

O atendimento será por ordem de chegada, por senha, e as mulheres devem portar cartão SUS e documento de identidade com foto. Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam trazer pedido médico do SUS. Entre 50 e 69 anos, não é necessário o encaminhamento.

Empreendedorismo
A Carreta do Empreendedorismo vai oferecer cursos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As capacitações são gratuitas e é preciso se inscrever previamente.