Laboratório Municipal renova equipamentos com tecnologia de automação

Com cinco anos de funcionamento, serviço se consolida com padrão de excelência e recertificação da ONA

Com a renovação, a unidade passa a contar com infraestrutura de alto desempenho
12 de Maio de 2025 - 15h53

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, renovou todos os equipamentos do Laboratório Municipal, conforme previsto em contrato após cinco anos de funcionamento. Com a renovação, a unidade passa a contar com infraestrutura de alto desempenho e equipamentos de última geração, reafirmando seu compromisso com a inovação e a qualidade no serviço público de saúde.

Um dos principais avanços é a implementação do sistema cobas p 512, que promove automação ao processo pré-analítico. Desenvolvido pela Roche Diagnóstica, o equipamento permite a triagem automatizada das amostras, leitura de códigos de barras, destampamento seguro, alocação inteligente e rastreabilidade completa dos tubos. Com a capacidade de processar até 1.400 amostras por hora, a tecnologia promove padronização, agilidade, redução de erros manuais e maior segurança biológica no ambiente laboratorial.

"A automação do pré-analítico contribui para um ambiente de trabalho mais organizado, com menos manipulação de amostras e menor risco de contaminação, o que também reforça a segurança do profissional de laboratório", afirmou a gerente do serviço, Nayane Mara Balbo.

"Quero dar parabéns a vocês, que fizeram isso acontecer. Isso mostra o compromisso com a qualidade, com o cuidados do laboratório, de todos os detalhes. Hoje, temos um serviço que é referência. Essa é a visão que queremos ter em todas as áreas da secretaria", disse o secretário de saúde, Rubem Bottas, em visita ao Laboratório nesta quarta-feira, 30/4.

Alta demanda e desempenho acima do esperado
Para 2025, a projeção inicial do Laboratório Municipal era realizar 200 mil por mês. No entanto, apenas nos dois primeiros meses do ano, essa estimativa foi superada em mais de 20%. Em janeiro foram realizados 244.848 exames, e em fevereiro, 251.451. Com a epidemia de dengue, os exames de hemograma saltaram de 25 mil por mês no último trimestre de 2024 para 40 mil por mês no primeiro trimestre de 2025.

O serviço recebe amostras das 29 unidades básicas de saúde, cinco unidades de Pronto Atendimento, cincos unidades da Atenção Especializada e Hospital Municipal. São 57 colaboradores, com atendimento a 9,5 mil pacientes por mês. As coletas ocorrem de segunda a sábado, enquanto as análises clínicas são realizadas de forma ininterrupta, 24 horas.

Padrão de qualidade reconhecido pela ONA
Comprometido com a melhoria contínua, o Laboratório Municipal implantou, em 2021, o Programa de Qualidade, com foco na padronização dos processos e na segurança dos resultados. Em dezembro de 2022, a unidade foi certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecida nacionalmente pela avaliação de serviços de saúde.

Nos dias 20 e 21 de março de 2025, o laboratório recebeu nova visita da instituição acreditadora e, em 10 de abril, teve sua recertificação confirmada. A manutenção do selo ONA comprova o cumprimento de rigorosos critérios de qualidade, reforçando a confiabilidade dos exames realizados e a excelência no atendimento à população.