Bispo e prefeito Coronel Fábio Candido reforçam parceria sobre o projeto Caminho da Fé

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, recebeu na manhã desta quinta-feira, 24/4, o bispo diocesano Dom Antônio Emídio Vilar para manifestar seu apoio e desejo de colaborar com o desenvolvimento do roteiro turístico Caminho da Fé.
Participaram do encontro o pároco da Basílica de Aparecida, padre Aparecido Torrente; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Welber; a secretária de Comunicação, Amália Pacci; técnicos das duas pastas e membros do Conselho Municipal de Turismo; assim como a gestora executiva da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, Camila Bassi.
Entre os temas debatidos esteve a promoção de uma peregrinação, no início de julho deste ano, entre a Basílica e uma capela rural a ser construída no distrito de Schmitt, além de melhorias na infraestrutura de apoio aos peregrinos. O evento marcará os quatro anos de criação do ramal São José.
Com 840 quilômetros de extensão, o ramal de São José é o maior trajeto possível do que foi tradicionalmente denominado como “Caminho da Fé” — peregrinações que partem de diferentes municípios dos estados de São Paulo e de Minas Gerais com destino ao santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida – SP.
“Podemos dizer que estamos iniciando um novo momento do Ramal São José. A gestão pública abraça essa ideia e entende o quanto esse roteiro impulsiona o nosso turismo e, mais do que isso, o desenvolvimento econômico em toda a região”, declarou o secretário Mário Welber.
O prefeito reafirmou o seu compromisso com a estruturação naquilo que cabe ao poder público. “Nós teremos o Caminho da Fé incluído no nosso projeto de Smart City, assim como estaremos sempre de portas abertas para colaborar com essa iniciativa. É um roteiro que agrega muito para a nossa cidade e região e terá todo o nosso apoio”, disse.
Dom Vilar, que conduziu um momento de oração antes do encerramento da reunião, agradeceu pelo apoio do poder público. “Cada peregrino que passou pelo Caminho da Fé tem uma história pessoal para contar. São histórias de milagres e de gratidão. É importante proporcionar a esses irmãos conforto e segurança”, resumiu o bispo.
Comemoração
Criado em 2021, e integrado ao roteiro turístico do Caminho da Fé, o ramal São José completa quatro anos em junho. Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento e Negócios de Turismo, em parceria com a Diocese de Rio Preto, promoverá uma peregrinação até uma capela que será construída na área rural do distrito de Engenheiro Schmitt.
Além de mais um local para oração, a capela servirá como ponto de apoio e hidratação para os peregrinos que passarem pelo local. Só no ano passado, 1,2 mil peregrinos que se credenciaram para chegar ao santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A estimativa é de que, deste total, pelo menos 400 utilizaram parcial ou integralmente o ramal São José.
Caminho da fé
O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, foi idealizado e desenvolvido para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo os necessários pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações. A primeira configuração do Caminho da Fé surgiu em 2003, naquela época, sem o ramal São José.
O Caminho é composto, com todos os ramais, por mais de 2000 km — divididos em diferentes opções de trajetos —, dos quais aproximadamente 400 km atravessam montanhas da Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto.
Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, o Caminho proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.