Emcop consolida parcerias e entrega unidade habitacional

Funcionários da empresa atuaram em conjunto com a Secretaria de Trabalho e Emprego

Ao lado dos profissionais da Secretaria de Trabalho e Emprego, funcionários da Emcop deram suporte
9 de Maio de 2025 - 14h03

O trabalho realizado pela Empresa Municipal de Construções Populares nos primeiros cem dias de gestão foi muito além da tramitação burocrática dos processos relacionados às unidades habitacionais já entregues pela empresa.

Ao lado dos profissionais da Secretaria de Trabalho e Emprego, funcionários da Emcop deram suporte ao Projeto Solidariedade oferecendo manutenção aos computadores do projeto, promovendo treinamento de funcionários, auxiliando munícipes na confecção dos currículos, e, consequentemente, concluindo os cadastrando no Balcão de Emprego da SMTE.

“O Projeto Solidariedade, é uma continuação do trabalho das assistentes sociais da Emcop, após a instalação das famílias no local dos empreendimentos [bairro Solidariedade]. É uma parte de uma previsão contratual com o governo federal. Assim que terminou o contrato com a União, a Emcop passou a subsidia projeto”, explica o presidente da empresa, Marcelo Renato de Oliveira.

O projeto oferece aulas de artesanato, judô, funcional kids, ginástica para as mães, futebol, capoeira, além de atividades de recreação no espaço digital e no espaço kids.

Acolhendo o público-alvo de 6 a 16 anos da comunidade, oferecendo atividades recreativas, lúdicas, de desenvolvimento motor, e também para garantir o bem-estar dos idosos com aulas de ginástica para a melhor idade.

Colônia de férias
Durante o mês de janeiro, a colônia de férias do projeto social Solidariedade contou com uma programação diversificada que envolveu atividades físicas e recreativas, além de momentos de descontração e aprendizado.

Todos os participantes foram atendidos com alimentação diária. Foi servido café da manhã e lanche todos os dias, garantindo que as crianças e adolescentes estivessem bem alimentados e preparados para as atividades programadas.

Atividades Recreativas e Lúdicas: Jogos, brincadeiras, dinâmicas de grupo e atividades manuais que estimularam a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento social.

Desenvolvimento Motor: Atividades como corrida, salto, atividades de coordenação e equilíbrio, que foram pensadas para promover o bem-estar físico e o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes.
Aulas de Ginástica para a Melhor Idade: Visando a inclusão e o cuidado com a saúde dos idosos, a colônia férias ofereceu atividades físicas específicas para a melhor idade, promovendo a socialização e a melhoria da qualidade de vida.

Passeios Educativos
O Projeto Solidariedade organizou dois passeios importantes, em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Assistência Social com o empréstimo do meio de transporte:

Parque Ecológico Danielo Miranda: O passeio proporcionou aos participantes o contato com a natureza e a oportunidade de aprender sobre a flora e fauna local, além de entender a importância da preservação ambiental. O passeio ocorreu no dia 22/01/25, das 8h30 às 11h30. Foi ofertado café da manhã a todos os presentes. O passeio contou com a presença do presidente da EMCOP, Marcelo Renato de Oliveira.

Zoobotânico Rio Preto: As crianças e adolescentes puderam conhecer diversas espécies de animais, aprender sobre a biodiversidade regional e reforçar a conscientização sobre a importância da preservação da fauna. O passeio ocorreu no dia 29 de janeiro, a partir das 8h30.

Empregabilidade
É ofertado, em colaboração com a Secretaria Municipal de Emprego, atendimento direcionado à comunidade todas as quintas-feiras, no período da manhã. Durante essas sessões, são realizadas atividades de divulgação, cadastramento e elaboração de currículos, visando à geração de renda e à inserção dos moradores no mercado de trabalho. Essa iniciativa fortaleceu a conexão entre o espaço do projeto e as demandas de emprego local, proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento profissional.