Prefeito Dário Saadi busca apoio federal para Laboratório de Pesquisa em Autismo na Unicamp

O novo laboratório terá como principal objetivo desenvolver medicamentos inovadores

Além de Dário Saadi e Katlin Massirer, participaram da audiência a deputada federal Renata Abreu
5 de Maio de 2025 - 17h21

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou nesta terça-feira, 29 de abril, de uma audiência com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em Brasília, para buscar apoio e financiamento federal para a criação do Laboratório Avançado de Pesquisa em Autismo na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Durante a reunião, a pesquisadora Katlin Massirer, do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética, da Unicamp, apresentou à ministra o projeto do novo centro de pesquisas, detalhando a estrutura necessária, as linhas de investigação científica previstas e os equipamentos essenciais para o funcionamento do laboratório.

Pesquisas focadas em novos medicamentos para o TEA

O novo laboratório terá como principal objetivo desenvolver medicamentos inovadores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ampliando a produção científica brasileira na área de neurociência e saúde mental.

Além de Dário Saadi e Katlin Massirer, participaram da audiência a deputada federal Renata Abreu, os vereadores campineiros Débora Palermo e Eduardo Magoga, além de outros parlamentares da região.

Ministério vai criar Rede Nacional de Pesquisa em Autismo

Durante o encontro, a ministra Luciana Santos anunciou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai publicar uma portaria para criação da Rede de Pesquisa em Autismo, iniciativa que prevê o financiamento de projetos científicos em instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

A ministra também sugeriu que a Unicamp formalize a submissão do projeto do Laboratório Avançado de Pesquisa em Autismo para análise técnica, o que poderá viabilizar a obtenção dos recursos necessários para sua implementação.