Santana de ParnaÃba lidera ranking estadual de empregos e se destaca na geração de oportunidades

No Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de Santana de ParnaÃba têm um motivo a mais para celebrar. Pelo segundo ano consecutivo, o municÃpio alcançou o 1º lugar no ranking estadual de performance entre os PATs, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o último levantamento, de janeiro a março de 2025, a cidade inseriu 2.084 pessoas no mercado de trabalho por meio dos PATs locais, sendo 696 em janeiro, 731 em fevereiro e 657 em março. Ainda no primeiro trimestre do ano, os Postos de Atendimento ao Trabalhador do municÃpio encaminharam 4.056 pessoas para oportunidades de emprego.
Entre as 10 vagas mais cadastradas pelas empresas no mês de março, destacam-se: auxiliar de logÃstica, limpeza e lavanderia, ajudante geral, auxiliar de produção, agente de suporte, vendedor, operador de empilhadeira e atendente de restaurante.
Os PATs são uma rede de referência do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo serviços gratuitos à população, com foco na geração de emprego e renda. A principal função dos PATs é fornecer informações e orientações ao trabalhador, além de auxiliar os empregadores na busca por recursos humanos, promovendo o encontro entre quem procura trabalho e quem tem vagas disponÃveis, entre outros serviços.
PROGRAMAS DE EMPREGO E CAPACITAÇÃO
A prefeitura também desenvolve diversos programas voltados à inserção de pessoas no mercado de trabalho. Um deles é o Programa de Estágio, que nos últimos 11 anos atendeu milhares de estudantes do ensino médio e superior, conquistando o tÃtulo de 2º Melhor Programa de Estágio do Brasil, concedido pelo 13º Prêmio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em 2022.
Outro programa importante é o Projeto Crescer, que oferece qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, com foco na redução das desigualdades e erradicação da vulnerabilidade social no municÃpio. Este programa é destinado a pessoas com mais de 18 anos e, durante nove meses, os participantes recebem uma bolsa-auxÃlio, cesta básica e vale-transporte para exercer funções nas repartições públicas.
As Secretarias da Mulher e da FamÃlia e de Emprego e Desenvolvimento também oferecem cursos de geração de renda nas áreas de beleza, atendimento, confeitaria, panificação, tecnologia, entre outras.
Além de proporcionar inúmeros cursos, a Secretaria da Mulher e da FamÃlia criou, em 2020, a Feira da Mulher Empreendedora, com o objetivo de incentivar o trabalho das microempreendedoras e empreendedoras da cidade impactadas pela pandemia do coronavÃrus. A feira oferece oportunidades para comercialização de produtos, prestação de serviços e atualização de networking, tornando-se, a cada edição, uma excelente oportunidade de entretenimento, compras e lazer.
Além disso, os munÃcipes podem contar com a plataforma ParnaÃba Idiomas, uma ferramenta de capacitação que permite aos cidadãos aprenderem mais de 20 idiomas sem sair de casa, aprimorando seus currÃculos e aumentando as chances no mercado profissional. A plataforma Qualifica Mais Santana de ParnaÃba também oferece cursos gratuitos e certificados em diversas áreas. DisponÃvel para munÃcipes a partir de 16 anos, a plataforma conta com mais de 2.000 cursos, com certificados de instituições renomadas como Microsoft, Sebrae, Fundação Bradesco, entre outras.
INCENTIVOS AO CRESCIMENTO ECONÔMICO
Nos últimos 11 anos, a gestão municipal implementou diversas polÃticas públicas para impulsionar o crescimento econômico da cidade, como as leis de fomento, a Lei de Liberdade Econômica, o programa Inova ParnaÃba (centro de startups), além da realização do Megafeirão de Empregos e da Feira de Negócios e Empregos.
ORIGEM DO 1º DE MAIO
O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, tem origem nas manifestações ocorridas em Chicago, em 1886, quando trabalhadores protestaram para reduzir a jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias. A data foi escolhida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, em Paris, como um sÃmbolo da luta por melhores condições de trabalho. No Brasil, o feriado foi oficializado em 1924, pelo presidente Arthur Bernardes.
Nos últimos anos, Santana de ParnaÃba tem se destacado nos principais indicadores de empregabilidade do Estado de São Paulo, consolidando o municÃpio como uma referência estadual na intermediação de mão de obra, contribuindo diretamente para a redução do desemprego e o fortalecimento da economia local.