Cajamar intensifica ações para impedir proliferação dos escorpiões

Para quem encontrar um escorpião em casa, a recomendação é acionar a Divisão de Zoonoses

Os trabalhos de controle de escorpiões são realizados ao longo do ano
30 de Janeiro de 2025 - 08h11

Diante de algumas ocorrências informadas sobre a existência de escorpião, a Secretaria de Saúde de Cajamar, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, está intensificando as ações de combate aos escorpiões, desenvolvendo medidas preventivas na cidade, principalmente nos bairros que apresentam mais riscos.

Os trabalhos de controle de escorpiões são realizados ao longo do ano, porém, nas estações primavera e verão o serviço é reforçado, em razão das características biológicas desses animais, que favorecem a proliferação neste período.

Em caso de picada, a pessoa precisa procurar assistência médica imediatamente. Se possível, deve levar o animal em um recipiente de vidro, para ser identificado, o que garante a eficácia do socorro médico. Para quem encontrar um escorpião em casa, a recomendação é acionar a Divisão de Zoonoses, pelo telefone 4446-0118, ou diretamente a Secretaria de Saúde, através do telefone 4446-0100.

O escorpião é um aracnídeo terrestre de hábitos noturnos: esconde-se durante o dia em locais como terra, áreas sombreadas e úmidas, troncos de árvores, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, dormentes de estrada de ferro, lajes de túmulos, entre outros. São animais peçonhentos que se alimentam de baratas, grilos, cupins e aranhas, e a proliferação destes insetos favorece o surgimento de escorpiões.