Danilo Joan anuncia novas políticas públicas para bebês prematuros em Cajamar
Nesta quarta-feira (11), o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, participou da última sessão do ano na Câmara Municipal, marcada pela aprovação de importantes projetos de lei. Entre os destaques, foram aprovados direitos inovadores para pais que enfrentam a difícil jornada de partos prematuros.
O prefeito anunciou que as mães de prematuros que são servidoras públicas municipais terão direito a licença-maternidade por tempo indeterminado enquanto seus filhos estiverem internados. Segundo Danilo Joan, essa medida inédita busca priorizar o vínculo materno e promover melhores condições de recuperação para os bebês. “Algo que já deveria ser uma regra. Com isso, em Cajamar, viramos uma exceção. É comprovado que a mãe, estando ao lado do seu filho, ajuda a reduzir o tempo de internação”, destacou o prefeito.
Além disso, os pais servidores públicos também foram contemplados com direitos exclusivos. Eles terão 60 dias de licença-paternidade e, em seguida, poderão trabalhar em meio período para dar suporte à esposa e ao recém-nascido.
Outra iniciativa importante anunciada foi a gratuidade do transporte público para mães e pais de prematuros internados em UTIs neonatais. Danilo Joan compartilhou uma experiência pessoal ao justificar a medida: “Durante os 229 dias em que vivemos no hospital, vimos inúmeras mães que não visitavam seus filhos diariamente porque não tinham condições financeiras de arcar com o transporte. O que deveria ser lei para o Brasil parece não ser prioridade”, afirmou.