Barueri leva pessoas com deficiência pela primeira vez à praia

O projeto transpõe barreiras e visa garantir acessibilidade também no lazer às pessoas com deficiência

A ideia é proporcionar esse passeio a todos os usuários da SDPD
4 de Dezembro de 2017 - 10h24

Você lembra como foi ir à praia pela primeira vez? O gosto salgado do mar? A areia macia e a sensação confortável das ondas batendo no seu corpo? Provavelmente foi um momento especial. Essa sensação única foi proporcionada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri, na quinta-feira, 30 de novembro, através do projeto Praia Inclusiva, que levou 41 pessoas com deficiência a Bertioga, considerada a praia mais inclusiva de São Paulo.

“O projeto transpõe barreiras e visa garantir acessibilidade também no lazer às pessoas com deficiência. Mais que um momento de integração, esse passeio elevou a autoestima dos usuários e de seus familiares. A ideia é proporcionar esse passeio a todos os usuários da SDPD. O projeto veio pra ficar”, afirmou o secretário da pasta Carlos Roberto da Silva.

Permitindo-se
Com cadeiras adaptadas, Rafael Sales, 29 anos, totalmente dependente devido à sua paralisia cerebral, pôde tocar a água do mar pela primeira vez. De acordo com a sua mãe, Emília Sales, que apesar de ter relutado quanto à entrada de seu filho na água por medo e cuidado, ver a felicidade de Rafael foi uma realização.

“Fiquei tensa, preocupada, porque o Rafael é muito mais dependente. Mas ao entrar no mar e olhar o sorriso dele, a felicidade foi única. A dedicação e o cuidado da equipe com o meu filho foram incríveis. Eles vão além do profissionalismo”, comentou, emocionada, Emília.