Itapevi realiza Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue

As ações visam eliminar focos de proliferação do mosquito em áreas de risco

Essas atividades buscam não só reduzir os focos de dengue na cidade, mas também envolver a comunidade escolar
14 de Novembro de 2024 - 08h38

Durante a Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue, de 11 a 16 de novembro, a Prefeitura de Itapevi intensifica suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.

As ações estão sendo coordenadas pelo setor de Controle de Vetores e visam eliminar focos de proliferação do mosquito em áreas de risco e promover a conscientização da população, com foco especial nos cemitérios e escolas municipais.

Nesta quinta-feira (14) acontece uma ação educativa no Cemeb Maestro Villa Lobos com alunos no período da manhã (9h30 às 11h30) e da tarde (14h às 16h). O público-alvo são estudantes de 6 a 10 anos, totalizando 70 alunos.

Essas atividades buscam não só reduzir os focos de dengue na cidade, mas também envolver a comunidade escolar como agentes de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti, ajudando a criar uma cultura de vigilância e proteção à saúde pública.

Após o feriado de Finados, ocorrido em 5 de novembro, equipes especializadas estão realizando vistorias em cemitérios para remover embalagens plásticas, vasos de plantas e outros recipientes que possam acumular água, reduzindo assim possíveis criadouros do mosquito. Com a elevação das temperaturas, a orientação para a população é evitar deixar recipientes com água parada em locais abertos, pois esses são ideais para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos, aumentando o risco de epidemias.

Além das vistorias, a Secretaria de Saúde de Itapevi, por meio do setor de Controle de Vetores, está organizando uma série de atividades educativas para capacitar os estudantes da rede municipal. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Educação, ocorrerá em escolas localizadas nos bairros com maior incidência de larvas do mosquito, conforme apontado pelo Levantamento do Índice Larvário (LIRA). A proposta é envolver os alunos em uma atividade prática e educativa que reforce a importância de combater focos do mosquito tanto nas escolas quanto em suas residências.