Itapevi realiza Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue
Durante a Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue, de 11 a 16 de novembro, a Prefeitura de Itapevi intensifica suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.
As ações estão sendo coordenadas pelo setor de Controle de Vetores e visam eliminar focos de proliferação do mosquito em áreas de risco e promover a conscientização da população, com foco especial nos cemitérios e escolas municipais.
Nesta quinta-feira (14) acontece uma ação educativa no Cemeb Maestro Villa Lobos com alunos no período da manhã (9h30 às 11h30) e da tarde (14h às 16h). O público-alvo são estudantes de 6 a 10 anos, totalizando 70 alunos.
Essas atividades buscam não só reduzir os focos de dengue na cidade, mas também envolver a comunidade escolar como agentes de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti, ajudando a criar uma cultura de vigilância e proteção à saúde pública.
Após o feriado de Finados, ocorrido em 5 de novembro, equipes especializadas estão realizando vistorias em cemitérios para remover embalagens plásticas, vasos de plantas e outros recipientes que possam acumular água, reduzindo assim possíveis criadouros do mosquito. Com a elevação das temperaturas, a orientação para a população é evitar deixar recipientes com água parada em locais abertos, pois esses são ideais para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos, aumentando o risco de epidemias.
Além das vistorias, a Secretaria de Saúde de Itapevi, por meio do setor de Controle de Vetores, está organizando uma série de atividades educativas para capacitar os estudantes da rede municipal. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Educação, ocorrerá em escolas localizadas nos bairros com maior incidência de larvas do mosquito, conforme apontado pelo Levantamento do Índice Larvário (LIRA). A proposta é envolver os alunos em uma atividade prática e educativa que reforce a importância de combater focos do mosquito tanto nas escolas quanto em suas residências.