Programa da Saúde de Barueri forma mais uma turma de Pequenos Doutores

O programa Pequenos Doutores foi ministrado para 118 alunos do 6º e do 7º ano da Emef Ezio Berzagui

Os estudantes aprenderam sobre cidadania, saúde bucal, vacinação, saúde mental e muito mais
6 de Novembro de 2024 - 09h06

Com o objetivo de levar conhecimento em saúde à população, a Secretaria de Saúde de Barueri realizou no dia 20 de setembro nova formatura dos Pequenos Doutores – programa desenvolvido pela Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde) em parceria com a Secretaria de Educação. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP), no Jardim dos Camargos.

A solenidade foi prestigiada por autoridades como os secretários Milton Monti (Saúde) e Celso Furlan (Educação), profissionais da rede municipal de saúde, educadores e familiares dos “Pequenos Doutores”. O evento teve homenagens aos profissionais de saúde e aos formandos, leitura do juramento pelo aluno Breno Araújo Andrade, do 7º ano da Emef Marlene Pereira Santiago (Parque Imperial), e entrega de canudos e medalhas.

O evento teve execução dos hinos do Brasil e de Barueri, músicas Over the Rainbow, The best day of my life, We are the champions, Aquarela e Girassol, além da exibição do vídeo “Drogas, não” e retrospectiva do curso.

O programa Pequenos Doutores foi ministrado para 118 alunos do 6º e do 7º ano da Emef Ezio Berzagui (Jardim Belval) e da Emef Marlene Pereira Santiago (Parque Imperial). O projeto teve oito encontros com temas abordados por médicos, pediatras, ginecologistas, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, dentre outros profissionais da rede de saúde ligadas à Cabs.

Multiplicadores de saúde

Os estudantes aprenderam sobre cidadania, saúde bucal, vacinação, saúde mental, educação sexual, alimentação, prevenção ao uso de álcool e outras drogas e asseio pessoal. Para os organizadores, nada melhor do que começar na base, possibilitando aos jovens levar informações para os pais, amigos, irmãos, bem como para dentro da escola e a outros colegas que não participam do programa. Com isso, os alunos se transformam em multiplicadores de saúde e, automaticamente, crescem com mais conhecimentos, conscientes dos cuidados à saúde.