Beto Piteri e Tarcísio entregam 2ª fase do maior campus de data center da América Latina
Nesta quarta-feira (14), o vice-prefeito de Barueri e atual candidato a prefeito pelo Republicanos, Beto Piteri, juntamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregaram a segunda fase do Tamboré Data Center Campus, o maior campus de data centers da América Latina. O evento marcou um importante passo na expansão do complexo tecnológico, que está atraindo investimentos significativos para o estado.
O Governador Tarcísio salientou as oportunidades que a tecnologia e a economia baseada em gerenciamento de dados trazem para o estado durante a inauguração da segunda fase do Tamboré, o maior campus de data centers da América Latina, em Barueri. O estado já atraiu R$ 50 bilhões em investimentos privados para expansão ou instalação de novos data centers.
“Além de movimentarmos 6 mil postos de trabalho na construção civil durante esta fase, teremos depois a mão de obra que vai trabalhar na gestão de dados. Estamos falando de quem vai trabalhar em programação, energia, computação em nuvem e inteligência artificial”, afirmou o governador. “No passado, a riqueza das nações estava nos metais, no ouro, na cana-de-açúcar, na indústria e serviços. Hoje, a riqueza está nos dados, na economia do conhecimento”, acrescentou Tarcísio.
O vice-prefeito Beto Piteri, que também concorre ao cargo de prefeito, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de Barueri no cenário econômico e industrial do estado. “Barueri é uma cidade que acolhe as empresas, as indústrias e os empresários. Esse acolhimento faz de Barueri uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo e do Brasil,” destacou Piteri.
Ele também expressou satisfação pela presença do governador Tarcísio de Freitas no evento, ressaltando o impacto positivo de sua gestão para a cidade. “A gente fica muito feliz quando recebemos o Governador Tarcísio de Freitas aqui, que é um gestor atuante, um governador que está atento a tudo o que acontece em nosso estado. A cidade de Barueri tem a honra de contar com o seu governo e com a sua presença,” completou Beto Piteri.
O Tamboré contará com 17 edifícios de data centers e três subestações com capacidade de 600MW de energia, o que posicionará o campus entre os top 10 do mundo. A Scala tem atualmente outros seis data centers no estado de São Paulo.