Barueri recebe prêmio “Cidade Humana” por uso otimizado de geointeligência
Na manhã de terça-feira, dia 18, ocorreu na casa de eventos Palácio Sunset, em São José dos Campos (SP), o Encontro de Usuários Geopixel 2024. A tecnologia Geopixel Inteligência Municipal permite o compartilhamento de dados via satélite, fundamental para que os gestores municipais ajam na prevenção de eventos ambientais adversos, no mapeamento móvel terrestre, no cadastro imobiliário e planta genérica de valores e em diversas outras funções.
Compareceram representantes de dezenas de cidades do interior e do litoral paulistas, da Grande São Paulo e também de outros estados do Brasil. Coube ao secretário de Habitação de Barueri, Gregório Maglio, e à secretária adjunta Camila Cristina de Oliveira, o recebimento do prêmio “Cidade Humana”. Completaram a comitiva municipal representantes das Secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), de Obras e também do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) e da Defesa Civil de Barueri.
“Barueri é um importante município da Grande São Paulo, reconhecido pela sua capacidade na inovação da gestão pública e tem utilizado a plataforma Geopixel em diversos processos de integração das Secretarias destacando as ações de coleta e validação de dados em campo para concluir de forma digital o processo de regularização fundiária”, justificou Márcio Ballas, o apresentador oficial do evento.
“Formamos um grupo de trabalho com várias Secretarias e conseguimos desenvolver a plataforma e trazer todas as ferramentas possíveis para uma melhor gestão do território, e assim nós conseguimos definir onde vamos investir os recursos do município”, confirma Camila Cristina, da Sehab.
“Estamos muito satisfeitos com este prêmio porque Barueri está sempre à frente na tomada de decisões integradas de todas as Secretarias a partir do uso dessa tecnologia, que adotamos há dois anos”, orgulha-se Gregório. “Barueri acolhe todas as pessoas com muito carinho, tem um serviço público de excelência e uma cidade que acolhe é uma cidade humana”, complementa o secretário de Habitação.
Mesa redonda
Juntamente com Cotia, São Sebastião e Caraguatatuba, Barueri foi convidada a fazer uma explanação sobre o uso da tecnologia em seu território para posterior sabatina dos espectadores. Dentre os porta-vozes estava a secretária adjunta Camila, gestora da plataforma no município. Ela abordou os desafios da Reurb, um dos maiores programas de reurbanização fundiária do país. O coronel Roberto Lago, coordenador da Defesa Civil de Barueri, por sua vez, discorreu sobre os avanços conseguidos com a digitalização dos diversos serviços.
O Programa Barueri Sem Papel, implantado em 2021, foi citado por ambos como grande aliado na liberação de espaço nas Secretarias, antes ocupado por armários, prateleiras e arquivos mortos, e também na diminuição dos prazos de atendimento dos serviços solicitados, desburocratização de processos e economia de recursos públicos. Camila e Lago foram agraciados ao final do Encontro com troféus de palestrantes.