Santana de Parnaíba lança currículo municipal da educação

Santana de Parnaíba é um dos poucos municípios do país a contar com currículo e plano da 1ª infância

Os documentos foram elaborados de forma coletiva e têm validade de 10 anos
11 de Junho de 2024 - 08h20

Para reforçar seu compromisso com a qualidade da educação, a Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal Pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar, em evento realizado na sexta-feira (24/5), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia, entre professores, gestores e autoridades municipais. A elaboração e o lançamento dos documentos representam um marco na história da cidade, pois Santana de Parnaíba nunca teve um currículo e plano da 1ª infância próprios. Segundo o professor doutor em Educação, César Nunes, a cidade está muito à frente das maiorias das cidades brasileiras no cumprimento e atualização de suas leis na área.

“Apenas 10% dos municípios brasileiros possuem um plano pela 1ª infância e 30% possui um currículo próprio. E, além disso, Santana de Parnaíba tem um regimento escolar atualizado. Isso coloca a cidade como a única da Região Metropolitana de São Paulo a ter os três documentos fundamentais da Educação”, afirmou o pesquisador, que é doutor pela Unicamp e supervisionou os trabalhos por meio da Ceducamp (Consultoria Educacional e Assessoria Pedagógica Campinas).

Os documentos têm validade de 10 anos. O currículo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito ao longo da Educação Básica. Conforme a SME, o BNCC orienta a prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades e as competências a serem desenvolvidas, com foco na formação plena dos estudantes.

De acordo com a SME, o currículo foi produzido de forma coletiva, participativa e democrática,com os seguintes temas geradores: a educação como direito humano; as infâncias e as crianças como indivíduos sujeitos de aprendizagem e protagonistas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; o(a) professor(a) como mediador(a) das relações humanas e das situações de ensino aprendizagem; a educação escolar como processo integral da formação humana; a leitura e a escrita como processos de formação humana e de desenvolvimento cultural; a justiça curricular e a produção da escola socialmente justa; e a diversidade humana, a dignidade da pessoa, o multiculturalismo e a proteção social de todos(as) os educandos(as).

1ª INFÂNCIA

Também apresentado no evento, o Plano Municipal pela 1ª Infância expressa o compromisso de Santana de Parnaíba com a educação das crianças. De acordo com a SME, as experiências vividas na primeira infância influenciam a criança e suas relações com outros indivíduos nas etapas seguintes, o que justifica os investimentos na sua formação física, psíquica e emocional, tornando-se necessário um conjunto de ações que, de forma articulada, promova o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, a mobilização pela primeira infância deve ser coletiva, envolvendo todas as instâncias de governo e todos os setores e segmentos da sociedade civil, na perspectiva de reafirmar o compromisso de todos com a defesa e a garantia dos direitos das crianças, para projetar um futuro promissor às novas gerações.

REGIMENTO COMUM

Ainda foi apresentado na cerimônia o Regimento Comum Escolar da cidade, documento que serve como guia de direitos e deveres de todos que fazem parte da comunidade escolar, em conformidades com as leis do país, em especial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as normativas do Sistema de Ensino Municipal e outros dispositivos legais vigentes. O regimento aborda, entre outros temas, os diferentes aspectos administrativos e pedagógicos que assegurem a identidade dos colégios e preservem o atendimento às suas características, em linha com o plano escolar.