Barueri ocupa 1º lugar em mobilidade urbana e infraestrutura no IGMA 2024

Prefeito Rubens Furlan e vice-prefeito Beto Piteri investiram na construção e revitalização

Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, no Centro, foi completamente reformado
7 de Junho de 2024 - 10h37

Segundo o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), Barueri ocupa a 1ª posição em Infraestrutura e Mobilidade Urbana entre as oito cidades da microrregião Osasco, com nota 87,86, considerada excelente. A conquista veio em reconhecimento aos investimentos que a gestão do prefeito Rubens Furlan e do vice-prefeito Beto Piteri realizou na rede de transportes e suas estruturas, como terminais, estações e conexões de ônibus, acessibilidade e calçadas com passeios para trânsito de pedestres, que permitem o eficiente acesso da população residente e flutuante.

O município também se saiu muito bem em outros pilares com as notas 79,43 em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, 74,58 em Educação, 70,49 em Sustentabilidade, figurando em 1º lugar na microrregião Osasco. Nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência obteve nota 64,54; e 54,25 em Saúde, ficando em 2º lugar entre as oito cidades da microrregião. A média IGMA de Barueri foi de 71,86, que também manteve a cidade na dianteira no mesmo quesito e em 2º lugar entre as 45 cidades da região metropolitana de São Paulo.

Sobre o IGMA

Por meio de um algoritmo próprio, o IGMA consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias. As notas do índice são o parâmetro técnico utilizado no Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Os principais objetivos desse Prêmio são “reconhecer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.