Barueri recebe prêmio por eficiência no tratamento da tuberculose
O município de Barueri foi premiado pela qualidade nas ações de controle da tuberculose. O prêmio foi entregue durante o Fórum Anual da Tuberculose, que ocorreu no dia 25 de setembro, em São Paulo. Por ano, são registrados mais de 100 casos da doença na cidade, que mantém uma média de 83% de cura nos tratamentos oferecidos pela rede pública municipal de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Fabiana Ap. dos Santos, diretora de programas da Coordenadoria e Apoio da Secretaria de Saúde de Barueri, que recebeu a honraria, “a premiação é muito importante para todos os envolvidos no trabalho, pois mostra que estamos no caminho certo e representa um reconhecimento por esse esforço”.
Estrutura completa
Fabiana conta que Barueri possui equipe de atendimento à tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratório próprio e até o aparelho GeneXpert, que permite o teste rápido, emitindo diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. Com alta sensibilidade, o equipamento indica se o paciente possui resistência ao tratamento e diminui as chances de um laudo falso negativo. “Desta forma” – diz Fabiana – “conseguimos diagnóstico mais rápido, diminuindo a cadeia de transmissão e aumentando o empenho das equipes com o tratamento diretamente supervisionado nas buscas ativas”.