Degusta Cajamar celebra culinária local e estimula economia criativa

A cerimônia de premiação contou com a participação de nove estabelecimentos finalistas

Prefeito Danilo Joan valoriza os comerciantes de Cajamar e promove a rica culinária local
8 de Março de 2024 - 07h02

VA Prefeitura de Cajamar, através das Secretarias de Turismo, de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, na segunda-feira, 4 de março, no Ginásio do Polvilho, realizou a grande final do Degusta Cajamar, o primeiro Festival Gastronômico do município que teve como objetivo celebrar e promover a rica culinária local, estimulando a economia criativa e reconhecendo os talentos que transformam comida em arte.

“É emocionante ver como esses estabelecimentos, que enfrentaram o fechamento durante a pandemia, conseguiram se reinventar e agora estão vivendo este novo momento com tanta alegria. Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto de valorização dos comerciantes locais, e um parabéns especial a todos os estabelecimentos participantes”, comentou o prefeito Danilo Joan.

A primeira fase do festival consistiu em uma votação popular nos estabelecimentos que se inscreveram. Cada estabelecimento participou com um prato em uma das categorias: salgado, lanche ou porção. Os três mais votados em cada categoria avançaram para a próxima etapa. A avaliação final ocorreu no Centro Profissionalizante de Gastronomia Solidária, com a participação especial de um júri especializado composto por Giuseppe Gerundino, Miriam Petrone e Barbara Corrêa.

Foram considerados critérios como sabor, apresentação, criatividade e originalidade. Os estabelecimentos vencedores receberam o troféu "Degusta Cajamar 2024", além de certificados de participação e um prêmio em dinheiro. O primeiro lugar de cada categoria ganhou 15 mil reais; o segundo lugar, 10 mil reais; e o terceiro lugar, 5 mil reais.