A Vida no Espírito Santo
Por Raphael Rissardi
Somente através do Espirito Santo o cristianismo se torna um poder vivificante e transformador na vida dos filhos de Deus. Sem o Espírito nossa religião jamais será uma experiência viva. No evangelho de João 14:26, Jesus nos promete que após sua ascensão ao céu, nos enviaria um outro guia: Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
Mas quando uma pessoa recebe o Espirito Santo? “Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito”, João 3:5. Jesus nos orienta que para recebermos o Espirito Santo, devemos também ser batizados.
Pode ser o batismo realizado quando criança como fazem algumas religiões? “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”, Marcos 16:16. Notem que é preciso primeiramente crer para que o batismo possa ocorrer, desta forma, os batismos realizado ainda na idade de criança sem consciência de distinção entre o bem e o mal, não podem ser considerados o mesmo que Cristo ensinava.
Mas como saber se um crente possui ou não o Espírito Santo? “Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem", Atos 5:32. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22,23).
Como podemos ler, para um cristão garantir que possui o Espirito Santo, é preciso estar revelando boas obras em sua vida, e obedecer aos Seus mandamentos: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”, João 14:15. Infelizmente não é isso que temos visto e ouvido. Pessoas que denominam cristãos afirmam possuírem o Espirito Santo por emitirem sons de línguas estranhas muitas vezes acompanhadas de sapateados ou gestos exagerados. E Desta forma podemos entender o que disse Tiago em sua epístola: Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta”, Tiago 2:26.