Caminhada Outubro Rosa reúne milhares de moradores no Centro
Santana de Parnaíba realizou mais uma ação para garantir saúde e qualidade de vida para seus moradores. Com o objetivo de conscientizar as mulheres do município sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, que é a segunda maior causa de morte entre as mulheres no Brasil, a Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade, promoveu no domingo, 08 de outubro, a tradicional Caminhada Outubro Rosa pelas ruas do Centro Histórico. O prefeito Elvis Cezar, o vice-prefeito Borelli, a primeira-dama Selma Cezar, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, religiosas e milhares de moradores participaram do evento que deu mais um grande exemplo de solidariedade e amor ao próximo.
A concentração para a Caminhada começou às 08h, na Praça 14 de Novembro, em frente à Igreja Matriz, e nem mesmo a chuva atrapalhou o evento que antes teve uma aula de aquecimento com a prática de exercícios físicos e alongamento. Os participantes também tiveram tendas da Saúde para aferição da pressão arterial, auriculoterapia, informativos, tenda dos cabelereiros que cortaram cabelos de pessoas voluntárias para serem doados para a confecção de perucas aos pacientes vítimas da doença, uma barraca de design de sobrancelhas e de maquiagem gratuita, e o sorteio de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos doados por empresários e comerciantes da cidade.
É importante lembrar que esta Campanha começou em 2013, levando mais qualidade de vida para a população com a inauguração de novas e modernas Unidades de Saúde como o Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, que possui mamógrafos digitais, que torna o procedimento mais rápido e simples para análise do exame, além da realização do papanicolau e ultrassom de mamas. Outra importante conquista foi a inauguração do Centro de Apoio a Mulher com Câncer, um marco na história do município.
“Trabalhamos para levar mais saúde e qualidade de vida para todos os moradores da cidade. O Centro de Saúde da Mulher Parnaibana e o Centro de Apoio a Mulher Parnaibana (Casa Rosa), foram feitos pelo nosso governo para cuidar bem das pessoas que mais precisam. É um legado histórico para o município. São conquistas que todos os dias levam carinho, amor e esperança de dias melhores para milhares de famílias”, disse a presidente do FSS, Selma Cezar.