Programa de castração de cães e gatos de Cajamar traz inovações
O Programa de castração de cães e gatos da Prefeitura de Cajamar está promovendo inovações que servem de exemplo para toda região. Os animais agora recebem um microchip contendo todos os seus dados como número de identificação, idade, sexo, raça, e até informações do proprietário como endereço e telefone, para que seja encontrado o mais rápido possível caso fuja.
Outra novidade apresentada foi a aplicação da Anestesia Inalatória, pois anteriormente era feito o uso da injetável. A inovação permite que o pós-operatório seja mais seguro aos cães e gatos, que agora podem retornar do processo anestésico mais rápido.
Após a cirurgia, o proprietário do animal é devidamente orientado de como devem ser feitos os cuidados no pós-operatório, inclusive recebendo o kit completo com os medicamentos necessários. Durante ação realizada na terça-feira, 26 de setembro, 62 cadelas e 31 gatas foram castradas nesse novo procedimento.
Esta iniciativa visa diminuir o número de animais abandonados nas ruas do município. “Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas. Portanto, a decisão de castrar o seu Pet previne o aparecimento de várias doenças, além de praticar a posse responsável de animais”, disse o diretor de Meio Ambiente, Carlos Guio.