Autor de atentado contra a deputada Solange Freitas pega seis anos de prisão

Deputada Solange Freitas e o chefe de Gabinete Gil do Conselho estavam no carro alvejado com 5 tiros

Deputada Solange Freitas e o então candidato a vice-prefeito de São Vicente, Gil do Conselho, em evento do União Brasil
26 de Outubro de 2023 - 14h33

A deputada estadual, Solange Freitas (União Brasil), no dia 11 de novembro de 2020, quando candidata à Prefeitura de São Vicente, litoral de São Paulo, pelo PSDB, foi alvo de um atentado quando passava pela Avenida Monteiro Lobato, na Vila Voturuá. Solange estava acompanhada do candidato a vice-prefeito Gil do Conselho e mais três assessores, quando dois indivíduos pilotando uma moto se aproximaram do veículo e dispararam cinco tiros na direção da janela do passageiro, onde Solange Freitas estava sentada, no entanto, o carro era blindado e ninguém foi atingido.

Após investigações da Polícia Civil, os autores do atentado foram identificados e presos. DNP foi condenado a uma pena de seis anos, nove meses e vinte dias de prisão. “É um alívio porque a justiça está sendo feita, aos poucos, mas está sendo feita. E esse Diego, além de ter participação do atentado, também tentou me incriminar do meu próprio atentado na época. E nesse júri ele acabou confessando que mentiu porque foi pago por um partido político para me incriminar e me atrapalhar nas eleições. A sensação de reviver aqueles momentos é muito difícil. Mas ele está pagando duas vezes. Pela tentativa de homicídio e por ter tentado sujar meu nome”, enfatiza a deputada.

O outro participante da tentativa de assassinato, GSMP, é policial militar e foi condenado ano passado a cinco anos de prisão por tentativa de assassinato, mas ele já foi solto e ainda por cima voltou a trabalhar na corporação. “Foi muito difícil ouvir essa notícia. O pior foi saber que um homem que tentou me matar voltou a trabalhar na polícia. Como pode uma instituição tão séria como a PM receber de volta um condenado por tentativa de homicídio? Hoje fiz um boletim de ocorrência na delegacia da Assembleia Legislativa. Pedi providências para o presidente da ALESP, André do Prado. E pedi providências também para o secretário de segurança pública, Guilherme Derrite.

Quem é Solange Freitas?

Solange Freitas é jornalista e começou a atuar na região na TV Litoral em 1991. Já em 2005, ela entrou para a equipe da TV Tribuna, afiliada da TV Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Ela atuou como repórter até o início de 2020, quando se desligou da empresa para concorrer a Prefeitura de São Vicente pelo PSDB. No primeiro turno ela ficou em 1º lugar com 67.558 votos (41,47%). No segundo turno ela teve 70.526 votos (43,70%), mas perdeu a eleição para Kayo Amado (PODE) que teve 90.876 votos (56,30%). Já em 2022, Solange Freitas foi candidata a deputada estadual pelo União Brasil e foi vencedora ao alcançar a sexta maior votação do partido com 81.870 votos.