Operação da Polícia Civil mira quadrilha de roubo de motos

O grupo criminoso atua especialmente em São Paulo e em cidades da região metropolitana

Nesta fase da operação, os policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão
20 de Outubro de 2023 - 14h20

A Polícia Civil, por meio da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), realizou nesta quarta-feira (18), a Operação Drake contra suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubos de motos de alta cilindrada. O grupo criminoso atua especialmente em São Paulo e em cidades da região metropolitana.

Nesta fase da operação, os policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão. Foram seis alvos identificados em oito endereços diferentes nas cidades de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes. As investigações tiveram início há seis meses e começaram a partir das informações levantadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O trabalho de investigação foi liderado pelo Cerco, da 4ª Seccional de São Paulo. O principal objetivo é desarticular o grupo de criminosos armados que abordam as vítimas para roubar os veículos. As motos com mais de 500 cilindradas e de alto valor são visadas, principalmente, por bandidos que ostentam os veículos roubados nas comunidades e nas redes sociais. O nome da operação é em referência à expressão “mandrake”, gíria usada pelos criminosos para “ladrões de moto”.