Cioeste inaugura nova sede em Alphaville com Furlan e Kassab
O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), na última segunda-feira (09), inaugurou a sua sede própria em Alphaville, na Alameda Xingu, 350 – 11º andar. O evento teve as presenças do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, e do vice-prefeito Beto Piteri, do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, entre outros representantes das administrações municipais.
O evento destacou a importância do CIOESTE na resolução de questões regionais, como políticas públicas em áreas como saneamento, saúde, infraestrutura e mobilidade. A nova sede oferece instalações para reuniões e capacitação de servidores públicos municipais. O evento também homenageou ex-prefeitos e ex-presidentes da entidade. O secretário executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, destacou a sede própria como um marco para o fortalecimento da integração regional, e o prefeito Rubens Furlan ressaltou a força da região, representando mais de 3 milhões de pessoas. “Saímos de um imóvel alugado de 500 m² para um próprio 50% maior, bem localizado, com toda segurança e conforto. Este auditório também servirá para abrigar uma escola de governo”, informou Josué Ramos.
O Cioeste
O Cioeste foi fundado em 2013 com o propósito de elaborar políticas públicas regionais com autonomia para executar projetos, programas e licitações. O Consórcio faz gestões junto a órgãos governamentais e da iniciativa privada para trazer benefícios à população dos municípios envolvidos e é mantido com recursos próprios: cada município contribui mensalmente com 0,02% de sua arrecadação.
O Cioeste é o maior Consórcio de municípios da América Latina em importância socioeconômica. Ele é composto por 12 municípios (Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista), onde residem mais de 3 milhões de pessoas, com um orçamento superior a R$ 17 bilhões, contribuindo com 3% do PIB nacional.