Internet Social gratuita avança e chega aos lares de 3.121 famílias em Barueri
A Internet Social gratuita de Barueri alcançou 75% nas instalações do serviço em conjuntos habitacionais da cidade neste mês de agosto. Cerca de 3.121 famílias contam com o sinal gratuito de internet fornecido pela Prefeitura em seus lares, segundo levantamento do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia) de Barueri. O Conjunto Habitacional Mirante dos Altos conta com o maior número de beneficiários: 562. O segundo maior em instalações da Internet Social é o Conjunto Habitacional dos Pinheiros, no Jardim Paulista, no extremo sul da cidade, com 278 unidades beneficiadas.
“O Programa Internet Social ultrapassa o limite do benefício ao munícipe, é uma ação social que traz serviço, comodidade e dignidade às famílias trabalhadoras, porém vulneráveis economicamente, que não podem acrescentar mais despesas com a acessibilidade remota”, disse o administrador do CIT, Jonatas Randal. Para ele, ter internet em casa não é mais um luxo, é necessidade, como água, luz e gás. “O mundo de hoje exige conectividade à distância para as soluções mais simples do cotidiano, como pagar uma conta, conversar com um parente distante, marcar uma consulta, estudar ou simplesmente para saber das notícias do cotidiano. Todos temos os mesmos direitos”, reforçou Randal.
Barueri conectada
No momento, a Internet Social Gratuita Residencial atende somente aos moradores dos Conjuntos Habitacionais Populares de Barueri. Lembrando que o programa inclui a rede Wi-Fi Cidade Inteligente, espalhada pelos quatro cantos da cidade, atendendo toda a população em praças, prédios públicos, rodoviárias e outros pontos de grande circulação de pessoas. São cerca de 210 pontos espalhados por todo o município.
Barueri conta com mais de 600 quilômetros de fibra óptica, “dado importante que possibilidade à Prefeitura de Barueri investir na implantação de ações dessa natureza de forma eficiente, conforme almeja a gestão do prefeito Rubens Furlan. “Estamos trabalhando para Barueri ficar totalmente conectada”, finalizou Randal.