Hospital Regional de Barueri deve iniciar atendimento no 2º semestre
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, e o vice-prefeito, Beto Piteri, cumpriram seu compromisso com a população e entregaram ao governo do Estado as obras do tão sonhado Hospital Regional ‘Rota dos Bandeirantes’, que foi construído na Avenida Aníbal Correia, no Jardim San Diego, entre o Parque Viana e o Jardim Paulista.
Nos termos do convênio, firmado em 2019 entre a Prefeitura de Barueri e o Governo do Estado, a Prefeitura ficou responsável por bancar o terreno, o projeto e o custeio da construção do prédio. Já o governo estadual pela aquisição de equipamentos e a contratação da Organização Social para colocar o novo Hospital em funcionamento.
A construção do prédio foi entregue por Furlan e Beto no dia 1 de setembro de 2023. Agora em 2024, o governador Tarcísio de Freitas promete colocar o Hospital em operação. “No dia 10 de abril foi lançado o chamamento público para contratar a Organização Social de Saúde. Agora em junho a gente vai concluir. Uma vez a OS contratada a gente vai ter os equipamentos instalados e no segundo semestre a gente espera começar a operar”, informou o governador Tarcísio de Freitas, durante inauguração da nova ponte de acesso entre a Castello Branco e o município de Osasco.
Estrutura
O Hospital Regional de Barueri foi construído num terreno de 64.000 m2, tendo 41.000 m2 de área construída. O prédio tem 10 pavimentos, andar térreo e um heliponto. A unidade possui 360 leitos com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidade, além de 442 vagas de estacionamento e 17 elevadores.
Do total de leitos previstos, 50 serão de UTI. O Hospital Regional também terá oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia, 20 consultórios, leitos de Recuperação Pós-Anestésica, Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética, parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.
Com esse equipamento, que atenderá também moradores de outros municípios da região oeste, a Prefeitura de Barueri pretende transformar o Hospital Municipal Dr. Francisco Moran em unidade específica para os moradores da cidade. “O Hospital Regional de Barueri era um sonho, mas no nosso governo se tornou realidade, pois trabalhamos todos os dias para garantir uma saúde de qualidade para nosso povo”, lembrou Beto Piteri. “Vamos organizar mais ainda a nossa saúde, pois teremos um hospital de alta complexidade só para atender o povo de Barueri”, finalizou o prefeito Rubens Furlan.