Lançamento de novos cursos e hotsite celebram três anos do Inovação Barueri

Através desse projeto a cidade tem sido premiada em diversas áreas, com seus programas inovadores

O programa visa ainda alcançar empresas com projetos de parceria para oferecer cursos de curta e média duração
11 de Julho de 2023 - 11h37

Durante esta primeira semana de julho, a Prefeitura de Barueri, por intermédio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), celebra o terceiro ano de criação do “Programa de Inovação Barueri”. O projeto foi introduzido pela TV Inovação, lançada em 2 de julho de 2020, e foi crescendo ao longo do tempo. Quase um ano depois, o Decreto Municipal nº 9.351, publicado em 30/06/2021, oficializou o serviço.

Para celebrar os três anos de atividades, o CIT lança o segundo curso no metaverso, o Inova+canva - Design com Inteligência Artificial no Metaverso, com 160 pré-inscritos; mais dez cursos para capacitação aos cidadãos, empreendedores, servidores municipais, estagiários; e o hotsite de aniversário #3anosdeinovacaobarueri, onde você vai poder conhecer todo o trabalho, os estudos, as pesquisas e as premiações ao município a partir da criação do “Programa de Inovação Barueri”.

Um leque diversificado de serviços

O Programa de Inovação Barueri, de acordo com o Decreto, tem como objetivo apoiar, fomentar e criar ao empreendedor estruturas físicas, ambientes de inovação e de reuniões estratégicas para o desenvolvimento de tecnologias e de pesquisas cientificas por meio da incubação e pré-incubação de empresas. Gratuito, o serviço é destinado ao cidadão barueriense, estudantes, professores, empresas e startups – uma ideia diferente, possível e imensurável; projeto ambicioso, em andamento e prestes a ser concluído.

O relacionamento entre empreendedor e o programa acontecerá na dinâmica de SmartLab (espaço criativo para desenvolver projetos) e o Co-Working (espaço e recursos de escritório colaborativo). O Desenvolvimento de Talentos trabalha com estagiários de diversas áreas, preparando-os para o mercado de trabalho a partir de ferramentas tecnológicas, mentoria profissional e incentivo ao desenvolvimento de habilidades criativas em favor do próprio potencial profissional, e está acontecendo a todo vapor.

O programa visa ainda alcançar empresas com projetos de parceria para oferecer cursos de curta e média duração. O propósito é o de capacitar e certificar mão de obra local com a possibilidade de empregabilidade.

Segundo o administrador do CIT, Jonatas Randal, o programa tem crescido com projetos e parcerias produtivas. “Podemos citar o Desenvolvimento de Talentos, com alunos da Fieb/ITB. Centenas deles estiveram conosco nesses três anos e parte deles foram absorvidos pelo mercado de trabalho local. Houve também parceiras com empresas como a Pirme It Solutions e ProV International, que ofertaram cursos e absorveram em seus quadros de funcionários promissores trabalhadores durante as oficinas”, destaca Randal.

“Através desse projeto o município tem sido premiado em diversas áreas, com seus muitos programas inovadores em tecnologia voltados aos munícipes. Isso é uma alegria para nós ao entendermos os anseios da população e facilitar seu dia a dia com serviços em tecnologia de ponta e de forma simples e inovadora, exatamente como prega a atual gestão municipal”, pontua Randal.