Tarcísio fomenta Turismo e Cultura e enaltece Orquestra Jovem em Campos do Jordão

Programa sociocultural do governo oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes

Tarcísio esteve na cidade para a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão
4 de Julho de 2023 - 14h38

O governador Tarcísio de Freitas assistiu neste sábado (01), a uma apresentação da Orquestra Emesp Tom Jobim, no Palácio da Boa Vista, residência oficial de inverno do Estado. Tarcísio esteve na cidade para a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais eventos de música clássica da América Latina e que contribui no fomento à Cultura e o Turismo na região.

Pela manhã, o governador, a primeira-dama, Cristiane Freitas, e a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, participaram de um brunch com os jovens músicos. Tarcísio exaltou o talento dos músicos:

“Quero cumprimentar vocês pelo talento. Quando vemos essa iniciativa, vemos que futuros estão sendo transformados. Já há interesse de emissoras pelas apresentações e portas abertas no exterior. Basta que a gente abra a porta para que esse talento aflore. E estamos presenciando isso aqui”, declarou. Durante a exibição da orquestra, cerca de 30 jovens se apresentaram divididos em três grupos, com instrumentos de sopro e cordas.

A secretária de Cultura também também parabenizou a “excelência e a dedicação” dos jovens, que classificou como “ouro da casa”. Segundo a secretária, já há convites para que a orquestra se apresente em outros países devido ao sucesso de um concerto no festival “River Run: arts nature impact“, que ocorreu em abril no The Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.

Muitos dos jovens que hoje integram o grupo e se apresentam em diversas cidades do estado começaram a tocar no Projeto Guri, programa sociocultural do governo. Ele oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

A violinista Rayane Marques dos Santos, de 19 anos, viajou de Osasco para tocar em Campos pela primeira vez. “Para mim, é um privilégio tocar com meus amigos no palácio do Governador e para tantas autoridades. A música mudou minha vida, me deu responsabilidade e perspectiva”, relatou. A jovem integrou o primeiro grupo a tocar, e depois se emocionou durante a apresentação dos colegas. “Todo mundo se esforçou muito. Eu vibrei por eles”, contou.

Serviço

O Festival de Inverno de Campos do Jordão começou neste sábado no município. A programação artística e pedagógica acontece de 01 a 30 de julho, contará com recursos de audiodescrição, e estará distribuída entre as cidades de Campos do Jordão – com três palcos – e a Sala São Paulo.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.