Santana de Parnaíba avança no combate à mortalidade infantil

Marcos Tonho e Elvis Cezar receberam Prêmio InovaCidade 2023 por investimentos na saúde

Prefeito Marcos Tonho e ex-prefeito Elvis Cezar trabalham juntos para reduzir a mortalidade infantil em Parnaíba
2 de Junho de 2023 - 12h35

Santana de Parnaíba recebeu um dos maiores prêmios de cidades inteligentes da América Latina, o Prêmio InovaCidade 2023, em reconhecimento aos números alcançados pelo município no combate à mortalidade infantil. Na cerimônia realizada no Centro Cultural São Paulo, participaram membros do setor público e privado de mais de 50 instituições e administrações municipais de todo o Brasil, dos quais 32 entidades receberam prêmios pelos cases de sucesso.

Ao todo, foram inscritos 135 projetos de todo o Brasil de instituições públicas e privadas que contribuíram para a melhoria das cidades e da vida dos seus cidadãos. Santana de Parnaíba obteve destaque por conta do trabalho realizado pela administração municipal entre 2006 a 2021 no combate à mortalidade infantil, trabalho intensificado nos últimos 10 anos com diversos Programas como Mãe Parnaibana e Bebê Passo a Passo.

"É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento pelo trabalho no combate à mortalidade infantil, que foi iniciado na gestão do meu amigo e sempre prefeito Elvis Cezar e que nós temos a satisfação de dar continuidade", comentou o prefeito Marcos Tonho.

"Quero parabenizar o nosso prefeito Marcos Tonho e toda equipe por dar continuidade a esse trabalho que é referência para o estado e para o Brasil. Pegamos a cidade com uma taxa de mortalidade infantil altíssima e entregamos com uma taxa de pouco mais de 4, indicadores de países de primeiro mundo", lembrou o ex-prefeito e apresentador do Programa Brasil Que Faz, na Band, Elvis Cezar.

A secretária da mulher e da família, Selma Cezar, falou do papel fundamental que o Programa Mãe Parnaibana exerceu nesse contexto. "Antes não tínhamos o kit, então não havia um estímulo tão grande para que as mulheres da cidade fizessem o acompanhamento pré-natal. Hoje, as mulheres têm um kit completo se seguirem tudo que é proposto e uma equipe de várias áreas acompanha todas as etapas da gestação", informou.