Fórum sobre saúde da mulher leva informação e empoderamento em Barueri

O evento foi marcado pela presença de mulheres de várias idades que puderam tirar dúvidas

A iniciativa recebeu especialistas que abordaram sobre acesso à saúde e importância da rede de apoio
29 de Maio de 2023 - 11h22

O Fórum sobre Saúde da Mulher, promovido pela Secretaria da Mulher de Barueri na quarta-feira (24), foi marcada pela presença de mulheres de várias idades que puderam tirar dúvidas sobre a saúde feminina em todas as fases da vida.

Com o tema “Saúde da Mulher – para cada momento um cuidado”, o evento recebeu especialistas que abordaram sobre os direitos reprodutivos, acesso à saúde, a importância da rede de apoio e dignidade menstrual. O evento contou também com a apresentação das alunas de dança do ventre.

Mudança e apoio

A pediatra e diretora da Saúde da Criança da Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde) da Secretaria de Saúde, Vera Freire Gonçalves, falou sofre a rede de atendimento de Barueri, que acompanha na integralidade a saúde da mulher, e destacou a fase de transição da adolescência. Explicou que a adolescência é um processo biopsicossociocultural, porque passa pela mudança biológica, mas também têm as questões psicológicas, sociais e cognitivas.

“O adolescente ainda não tem capacidade de vislumbrar riscos. Muitas vezes o adolescente dá importância mais ao prazer do que aos riscos que podem lhe causar. Um desses riscos é gravidez na adolescência, porque esse corpo não está preparado, podem prejudicar a gestante e o bebê”, disse Vera. Ela ressalvou que “ter uma rede de apoio é muito importante e todos os adultos envolvidos com esses adolescentes devem dar apoio e orientação”, destacou a pediatra.