Santana de Parnaíba é 1ª colocada em Finanças Públicas do Estado de SP

Pesquisa do Núcleo de Estudos das Cidades foi realizada por professores da USP, UFSCar e Fatec

Marcos Tonho e Elvis Cezar também venceram o Prêmio Band Cidades Excelentes em Eficiência Fiscal e transparência
19 de Maio de 2023 - 10h35

O prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, dando continuidade à política fiscal do ex-prefeito Elvis Cezar de reduzir gastos, atrair novas empresas para ampliar receitas, investir no fomento do empreendedorismo e gerar empregos, garantiu ao município a primeira colocação - com nota máxima - no Ranking de Finanças Públicas, entre as cidades com até 200 mil habitantes. Na pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP, UFSCar e Fatec, Santana de Parnaíba se destaca ao lado de Cubatão, Paulínia e São Caetano do Sul, confirmando os resultados positivos já apontados pela Firjan e CLP.

“Este modelo de gestão “Governo 360” implementado pelo ex-prefeito Elvis Cezar, que teve continuidade na minha administração, garantiu a Santana de Parnaíba a primeira colocação em diversos índices que medem a qualidade da gestão pública. Para se ter uma ideia da importância de termos eficiência nas Finanças Públicas, nós estamos finalizando a construção do Novo Hospital Municipal que terá UTI, Pronto Socorro adulto e infantil, Centro Cirúrgico e Maternidade, com recursos próprios!”, lembrou Marcos Tonho.

Levantamento técnico

Para se obter o resultado foram considerados os dados da Receita Per Capita (2019 a 2021), que reflete a quantidade e o valor de atividade econômica no município, a política fiscal no âmbito local e o montante de repasses dos governos federal e estadual e o resultado da Execução Orçamentária (2019 a 2021), que mede a diferença entre a receita e despesa expressa em porcentagem da receita.

Eficiência na gestão

Vale lembrar que não é de hoje que Santana de Parnaíba é reconhecida pelo desempenho na área fiscal. Em 2019, o município foi eleito pelo Índice Firjan como o melhor do Brasil em gestão fiscal, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. No ano seguinte, quem apontou o município como referência na área fiscal foi o Centro de Liderança Pública - CLP, por meio do Ranking de Competitividade dos Municípios, onde a cidade figurou como a primeira do país em Sustentabilidade Fiscal.

Já em 2021, além de se manter na primeira colocação no ranking do CLP, o município ainda conquistou outra importante marca no cenário nacional, sendo o vencedor do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Eficiência Fiscal e transparência.