Maternidade de Barueri garante segurança e acolhimento à mamãe e ao bebê

Sua estrutura acomoda 34 leitos, com salas de parto e pré-parto que preservam a privacidade

Na Maternidade são realizados uma média de 300 partos por mês
15 de Maio de 2023 - 11h21

Em maio, no mês das mães, vale lembrar que a Maternidade Municipal de Barueri Nair Fonseca Leitão Arantes, responsável por garantir a chegada de novos baruerienses ao mundo, têm atendimento humanizado e seguro para as mamães e seus bebês.

Na Maternidade são realizados uma média de 300 partos por mês. Sua estrutura acomoda 34 leitos, com salas de parto e pré-parto que preservam a privacidade da parturiente, e salas de enfermaria. A unidade garante um ambiente acolhedor e, mesmo sendo uma maternidade de baixo risco, mantém rígidos protocolos de segurança.

De forma padronizada, a equipe multidisciplinar adota o POP (Procedimento Operacional Padrão), por meio da realização de anamnese, checagem diária de suprimentos de assistência materno-fetal, a sinalização de riscos de queda e sangramentos, conferência metódica da pulseira de identificação do recém-nascido e da paciente, o funcionamento dos equipamentos eletrônicos complementares, dentre outras verificações.

Humanização

“Prezamos o máximo a humanização do parto. Queremos que a paciente encontre um ambiente agradável e receptivo. Afinal, é um momento mágico para as mamães, então é importante que ela se sinta tranquila e acolhida”, explica a diretora da Maternidade, Márcia Buchala.

E este momento mágico foi vivido por Alessandra da Silva ao ganhar a tão esperada Emanuelle. “Segurar a minha bebê no colo é um sonho realizado”, comemora. Ela conta que o atendimento recebido pela equipe multidisciplinar fez toda a diferença. “Aqui foi tudo perfeito e como eu imaginava”, relata a paciente.

Dentre as ações do parto humanizado, como estratégias não farmacológicas (sem uso de medicamentos) estão o banho terapêutico e a bola terapia, que podem contribuir com o parto e o alívio da dor. Assim como a presença de acompanhante durante todo o trabalho de parto. E após o nascimento, quem fica ao lado da mamãe o tempo todo é o recém-nascido, aguçando o vínculo materno, tão importante para o seu desenvolvimento.