Santana de Parnaíba amplia sistema de segurança nos colégios da cidade
Os graves ataques contra alunos de creches e escolas de São Paulo, Blumenau, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás, acendeu o alerta da necessidade de se implantar um sistema de segurança mais efetivo dentro e fora das escolas do país.
Em Santana de Parnaíba, o sistema de ensino é 100% municipalizado e, muito antes dos graves ataques, todos os colégios já possuem segurança reforçada com controlador de acesso, catracas com identificação facial, câmeras de vigilância, Inspetoria Especializada em segurança escolar, Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal, além de Programas de inteligência emocional como o MindLab, que desenvolve jogos lúdicos para o desenvolvimento de habilidades como autocontrole, disciplina e respeito; e os Programas em parceria com a PM (PROERD) e a GCM (Prossegue) para aproximação dos alunos com as forças policiais.
Mais Segurança
Recentemente, Santana de Parnaíba ampliou o sistema de segurança mantendo a GCM na porta dos colégios nos horários de maior vulnerabilidade como entrada e saída dos alunos dos colégios. No restante do período letivo, as viaturas atuam em rondas preventivas nas ruas próximas e entorno dos colégios, voltando a passar pelas unidades escolares em um tempo médio de 20 minutos. Durante o dia os agentes de segurança também realizam vistorias internas nos colégios.
Adoção de protocolos universais de segurança em todos os colégios da rede pública também foram feitos, entre eles estão: Atendimentos com agendamento; Registro de todas as pessoas que adentram às unidades educacionais; Reforço no trabalho de orientação dos pais com relação as atitudes e comportamento dos filhos; Reforço na conscientização sobre a alta exposição a telas e redes sociais; Botão da paz - Dispositivo para acionamento imediato das autoridades policias por parte do núcleo diretivo dos colégios em casos de eventualidades; Intensificação dos treinamentos para os controladores de acesso e Palestras de prevenção à violência e atenção à saúde mental, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Identificação Facial
A mais recente novidade é o sistema de catracas com identificação facial instalado nos colégios do município, que garantem que o acesso às dependências das unidades educacionais seja realizado apenas por pais, responsáveis, alunos e pessoas previamente autorizadas.
Controle de Acesso
Além disso, todas as unidades educacionais contam com profissionais de controle de acesso, que ficam nas entradas e portões dos colégios, observando situações de risco potencial, e garantindo a identificação das pessoas que adentram as unidades educacionais.
Câmeras de Vigilância
Os colégios municipais, ainda contam com mais de 1200 mil câmeras em suas dependências, que monitoram em tempo real os acontecimentos em pontos como, salas de aula, corredores, pátios, entradas e saídas, espaço externo, entre outros.
Saúde na Escola
Para garantir a estabilidade psicológica dos alunos, a Secretaria de Educação conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, programas de inclusão e acompanhamento para alunos com eventuais problemas psicológicos.
Inteligência Emocional
De forma preventiva, também são desenvolvidos programas de inteligência emocional, como o MenteInovadora, por meio do Mind Lab, Brain Academy, entre outros.
Proerd e Prossegue
Outro investimento realizado pelo município são os programas de segurança desenvolvidos em parceria com a GCM e a Polícia Militar, por meio do “Prossegue” e “Proerd”, onde é desenvolvida a aproximação dos jovens com as forças de segurança que atuam no município.
O Proerd atende os alunos do 5º ano do município. Já o Prossegue realiza o trabalho junto aos 34 colégios municipais que possuem alunos de 6º ano, com a realização de palestras sobre a utilização de drogas, ética e cidadania, respeito à terceira idade e bullying.
Ronda Escolar
Complementando o trabalho de garantia da segurança, a GCM ainda conta com a Inspetoria Especializada para o trabalho junto aos colégios do município e duas viaturas da ronda escolar, que atendem a todos os colégios da cidade conforme cronograma, e de acordo com às solicitações das equipes diretivas dos colégios.