Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses

Começou nesta segunda-feira, 20 de março, a Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses. Até o próximo dia 25 estão programadas ações educativas, palestras e controle de criadouros. De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Arboviroses, Cristiano dos Reis, o objetivo da semana é alertar sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya) e a importância de eliminar criadouros do inseto.
“A semana concentra um esforço simultâneo de todos para reduzir os recipientes que acumulam água e, dessa forma, acabar com o mosquito. Se temos o Aedes é porque o criadouro está perto e precisa ser encontrado e eliminado, uma vez que o mosquito não costuma voar grandes distâncias”, afirma a coordenador.
Ele explica que a eliminação dos criadouros (qualquer recipiente que possa acumular água) é a forma mais eficaz de interromper o ciclo de vida do mosquito. “Ele não nasce e, consequentemente, a possibilidade da transmissão dessas doenças é reduzida”.