Barueri promove Programa de Educação Médica Continuada

O intuito é capacitar ainda mais os profissionais da rede municipal de saúde e os médicos residentes

Neste mês estão previstos três dias de treinamentos
8 de Março de 2023 - 10h40

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o Programa de Educação Médica Continuada. O intuito é capacitar ainda mais os profissionais da rede municipal de saúde e os médicos residentes ao longo de todo ano. Neste mês estão previstos três dias de treinamentos. Os temas estão baseados nos principais sintomas relatados pelos pacientes registrados na rede municipal e nas datas comemorativas do setor.

“A gente sempre precisa se atualizar na área e esses treinamentos proporcionam isso tanto para o profissional que já atua na rede municipal de saúde como também os que estão chegando, os residentes médicos. É fundamental darmos a devida importância e meios de capacitação aos residentes nesse momento de formação. Essa junção de esforços e capacitação são ganhos para o município, aumenta a resolutividade, evita o excesso de encaminhamentos e dá mais segurança ao médico”, explica o coordenador da Atenção Especializada da rede, o médico hematologista e hemoterapeuta, Felipe Ribeiro Cardoso.

Temas

Em comemoração ao Dia Mundial da Audição e ao Dia Nacional do Otorrinolaringologista, celebrado em 3 de março, os temas deste primeiro treinamento foram “Rolha de cera, rinites e sinusites”, ministrada pela médica Cláudia Fukuda, “Marcos do desenvolvimento da linguagem na infância. Quando suspeitar de autismo?”, com a médica Carolina Demant, e “Presbiacusia, tontura e zumbido”, com a médica Eliane Von Söhsten. Vale lembrar que o termo presbiacusia é caracterizado por alteração no órgão auditivo decorrente do processo de envelhecimento.

Dando continuidade ao ciclo de treinamentos, os próximos acontecerão em 9 de março, no Dia Mundial do Rim, com o nefrologista Armando F. V. Júnior, e em 27 de março, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, com as neurologistas Walkiria Monteiro Lopes e Barbara Arraes Guedes Macedo.