A verdade sobre a morte
O que acontece com uma pessoa depois da morte? Para uns, ao morrer, o indivíduo vai direto para o Céu ou para o inferno. Para outros, ele será um espírito que encarnará sucessivamente em outros seres. Em meio a ideias tão conflitantes, deixemos que a Bíblia nos responda.
Que material Deus usou para criar o homem? “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”, Gênesis 2:7.
Percebam que a união de Pó + Folego, fez do homem uma alma vivente. Desta forma, o Homem é uma alma vivente, e não possui uma alma vivente. Tomamos alguns exemplos: “E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta”, Gênesis 46:27.
“Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão”, Deuteronômio 10:22.
Como podemos verificar, os textos acima colocam a palavra “alma” como substituto da palavra “pessoa”. Na própria palavra hebraica do texto original “nephesh chay” (no Velho Testamento) ou “psuche zao” (no Novo Testamento), em nenhuma delas apresenta a ideia de uma entidade extracorpórea (algo sobrenatural) convivendo temporariamente em algum corpo. A mesma palavra é utilizada para toda a criação Divina que possui vida (Animais da terra, das águas e do céu).
Desta forma, se acreditarmos que a alma está dentro nós, também temos que aceitar que todos os animais também possuem alma, porém, não é isso que as escrituras nos ensinam.
Alma é apenas um termo utilizado por Deus para definir uma pessoa, enquanto o espirito nada mais é do que o folego de vida dado por Deus: “quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó”, Salmos 104:29. Em resumo, uma pessoa (alma) ao morrer, ficará em sono profundo aguardando a volta de Jesus Cristo que venceu a morte e tem poder para ressuscitar os mortos e nos levar para o Seu Reino.