Cajamar realiza 10ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
Aconteceu a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajamar com o tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
A Conferência contou com um público de aproximadamente 250 pessoas, sendo a maioria formada por crianças e adolescentes de entidades sociais e da rede municipal de ensino, que realizaram diversas apresentações durante o evento.
Participaram da Conferência a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Rita de Cássia Alves Augusto, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Niedson Silva de Souza Filho e o Secretário Municipal de Educação, Régis de Souza.
O objetivo da Conferência foi promover ampla mobilização social, para construção de propostas de ações e de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandêmico.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Niedson Silva de Souza Filho, ressaltou que a Conferência representa um importante espaço democrático e deliberativo, onde são discutidas propostas para melhorias dos serviços e implementação das políticas públicas.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Rita de Cássia Alves Augusto, enfatizou que este momento da Conferência é uma grande oportunidade para se avaliar os serviços em funcionamento no Município e propor ações que garantam proteção integral e defesa de direitos de crianças e adolescentes.
Na Conferência, foram eleitos delegados 05 crianças e 05 adolescentes, que representarão Cajamar na Conferência Estadual, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2023, e na Conferência Nacional, prevista para novembro de 2023.