Barueri promove oficina de aproveitamento de alimentos
Que tal experimentar uma salada de talos com casca de manga? Ou aproveitar as sobras do suco de beterraba na farofa de farinha de milho? Essas e outras técnicas de culinária saudável e sustentável acontecem todas as segundas-feiras na sede do projeto Horta da Gente, no Parque Ecológico Tietê. Um cenário perfeito e exclusivo para os bolsistas do Programa Renascer, que aprendem a como não desperdiçar os alimentos.
As oficinas de “Aproveitamento Integral de Alimentos” são promovidas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) em diversas frentes. Ela chegou para os integrantes do Renascer funcionando em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e o Fundo Social de Solidariedade com o objetivo de estimular a autonomia e ensinar a prática culinária.
Da horta para mesa
Uma cozinha equipada foi construída na sede da Horta da Gente. Lá, onde a arte de cuidar da natureza já é dominada pelos integrantes do Programa Renascer, eles estão aplicando essa responsabilidade ambiental também na hora de fazer a refeição. Selma Nunes, de 60 anos, aprendeu as dicas da oficina e escolheu a beterraba como o principal ingrediente. “Fiz bolinho de arroz com sobra de suco de beterraba e salada com as folhas da beterraba. Ficou muito gostoso, eu costumava jogar fora, agora vou fazer sempre”, conta a bolsista do Renascer.
“Essa oficina serve pro dia a dia lá em casa, estou gostando muito de aprender, eu aprendi a fazer o suco de beterraba, porque é o ingrediente que nós temos aqui na horta. Vamos unir o útil ao agradável”, conta Edvaldo Cavalheiro, de 55 anos.
“A ideia é aproveitarem o alimento que alguns deles cultivam na sua totalidade. Aprendem que não precisa descascar a beterraba e que não precisam jogar fora a casca da manga”, ressalta a educadora ambiental da Sema, Lucimara das Dores Cunha dos Santos
Apoio psicossocial
Após as oficinas, os integrantes do Programa Renascer participam de uma dinâmica em grupo com o intuito de obter um apoio psicossocial acompanhado por uma psicóloga e estudantes de psicologia do último ano letivo. “É uma forma de fortalecer o grupo, fazendo link com o que eles aprenderam aqui e a realidade social deles, mostrando, por exemplo, que o aproveitamento do alimento é um dos caminhos possíveis, sempre nesse viés de pertencimento e resgate da autonomia”, explica o aluno de psicologia do quinto ano, Rafael Pereira.
Renascer
O programa Renascer visa resgatar socialmente pessoas que viveram em situação de rua, foram acolhidos na Cáritas e agora encontram uma chance de recomeço por meio de uma bolsa-auxílio e cursos de capacitação profissional. Dentro do Programa funciona ainda o projeto Horta da Gente, que dá a oportunidade para alguns desses bolsistas contribuírem em um ciclo de sustentabilidade.