Barueri comemora Dia Mundial contra a Raiva sem mortes de animais

A data foi celebrada nesta quarta-feira (28), sem registro de mortes pela doença desde 2016

DTCZ desenvolve e realiza ações como vacinação contra raiva para cães e gatos no posto fixo da rua Anhanguera
29 de Setembro de 2022 - 09h59

Com foco na prevenção, a cidade de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), ligado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, comemora o Dia Mundial contra a Raiva, celebrado nesta quarta-feira (28), sem registro de mortes pela doença em animais e humanos desde 2016.

A data é festejada também em homenagem a Louis Pasteur, falecido em 28 de setembro de 1895, com 73 anos de idade, cientista francês que desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva.

No pacote de atividades deste ano, o DTCZ desenvolve e realiza ações como vacinação contra raiva para cães e gatos no posto fixo da rua Anhanguera (região central), observação de animais domésticos agressores e educação sobre o tema, além de ações de vigilância epidemiológica contra a doença em humanos.

Em razão do Dia Mundial contra a Raiva, o DTCZ realizou atendimentos extras aos sábados de setembro, no posto fixo de vacinação contra raiva para cães e gatos.

Vacinação

De acordo com cronograma estabelecido pelo DTCZ, a vacinação contra a raiva para cães e gatos é realizada às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 16h, nos períodos da manhã e tarde, mediante a marcação de dias e horários para atendimentos aos pets. O agendamento é aberto sempre na última semana de cada mês para vacinação no mês seguinte. A aplicação do imunizante segue o total de doses disponibilizadas pelo governo estadual.