Cajamar fica entre as cidades mais protegidas contra a Covid-19

Entre as cidades do Estado de São Paulo, Cajamar ocupa a 7ª posição como cidade mais protegida

A versão atualizada do IVM aponta que Cajamar está entre as cidades da Grande São Paulo menos vulneráveis ao coronavírus
27 de Setembro de 2022 - 09h02

O Instituto Votorantim lançou no dia 5 de setembro a terceira edição do Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), ferramenta criada em 2020 para medir o grau de exposição dos municípios à pandemia da Covid-19. A versão atualizada do IVM aponta que Cajamar está entre as cidades da Grande São Paulo menos vulneráveis ao coronavírus.

O estudo incorpora na metodologia os dados de testagem e de vacinação da população. Os dados são de livre acesso e podem ser consultados no site do Instituto Votorantim: institutovotorantim.org.br/ivm

A pesquisa reuniu dados Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cajamar ocupa a primeira posição como a cidade menos vulnerável à pandemia entre os municípios da região metropolitana de São Paulo, e também entre as cidades que compõe os consórcios CIMBAJU e CIOESTE.

Entre as cidades do Estado de São Paulo, Cajamar ocupa a 7ª posição como cidade mais protegida contra o coronavírus, e, no país inteiro, figura na 10ª posição. O município angariou a nota de 36,57. No ano passado, a pontuação foi de 41,94 e em 2020, 39,18. O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM) estabelecido pela pesquisa varia de 0 a 100. Quanto mais alta a porcentagem, mais alta a vulnerabilidade.

De acordo com o Instituto, foram utilizados 5 pilares entre os 18 indicadores levados em consideração. Os 5 pilares consistem em: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração municipal.