Exposição “O Sentido da Vida” marca Setembro Amarelo em Parnaíba

Artistas usuários dos serviços de saúde mental dos municípios, poderão expor suas obras de arte

Ao final da programação todos os participantes receberão certificados de participação
14 de Setembro de 2022 - 10h48

O Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização contra o suicídio e como uma das atividades realizadas neste período acontecerá a exposição “O Sentido da Vida”, onde artistas usuários dos serviços de saúde mental dos municípios que fazem parte da Rota dos Bandeirantes poderão expor suas obras de arte, que ficarão expostas no Cemic de Santana de Parnaíba de 10 a 27 de setembro. Com abertura oficial programada para às 10h do sábado, a exposição será dividida em três categorias, pinturas e ilustrações, literatura e artesanato.

Os artistas participantes realizam a inscrição por meio de formulário Google forms. Ao final da programação todos os participantes receberão certificados de participação e as três melhores contribuições por categorias serão premiadas com troféus e medalhas. A avaliação das obras será feita por um corpo técnico composto por profissionais da prefeitura, das secretarias e um artista convidado.

Além disso, os visitantes da exposição poderão participar da votação por meio de QR codes. O último dia de exposição ainda contará com a apresentação do coral do CAPs Osasco. Além da exposição, ao longo do mês, a administração municipal seguirá com o trabalho realizado durante todo o ano no acolhimento às pessoas que necessitam de auxílio e prevenção aos casos de suicídio.

Fique atento, comportamentos como tristeza excessiva, mudança repentina de comportamentos, abuso de álcool e drogas, isolamento social, ameaças de suicídio, são alguns dos indicadores de um potencial suicídio. Nesses casos, tenha empatia, ouça com atenção e o mais breve possível procure orientação de um profissional. Vale lembrar que a Central de Valorização à Vida (CVV), a central 186, com atendimento especializado 24 horas para prestar apoio emocional às pessoas que precisarem.