Maternidade de Santana de Parnaíba comemora três anos de inauguração
O dia 01 de agosto é uma data de muita alegria para os moradores de Santana de Parnaíba, já que até 2019 a cidade não possuía uma maternidade municipal e as gestantes tinham que se deslocar até outros municípios para realizarem seus partos e, por este motivo, a cidade não tinha moradores oficialmente nascidos no município. Para mudar esta realidade, o ex-prefeito Elvis Cezar inaugurou a tão sonhada Maternidade, que já realizou cerca de 3.400 partos, sendo até o fechamento desta reportagem, 2.225 normais e 1.159 cesáreas.
“Parnaíba agora tem Maternidade! Obrigado a todos que acreditam nesse Projeto de trabalho e transformação na vida das pessoas. Hoje é um marco especial na história da nossa cidade, quero glorificar a Deus por essa oportunidade a agradecer a todos que contribuíram com a realização desse sonho. Nós trabalhamos para que Parnaíba tenha um Sistema de Saúde que seja exemplo para o nosso Estado e o nosso país”, comentou à época, o ex-prefeito Elvis Cezar.
A Unidade de Saúde tem capacidade para realizar 180 partos mensais, tanto normais como cesárias, e funciona como Centro de Parto Normal desenvolvida para o atendimento humanizado. O espaço possui 21 leitos, equipamentos modernos, posto de enfermagem, salas de isolamento e observação, berçário, lactário e mais dois leitos de UCI neonatal, além de contar com 21 médicos ginecologistas obstetras, 14 anestesistas e 14 neonatologistas.
“Nós somos firmes em nossa caminhada, assumimos uma cidade falida, com inúmeros problemas e hoje estamos entregando para Santana de Parnaíba uma Maternidade que é o maior marco histórico de uma administração pública, construída com dinheiro próprio, garantindo a família parnaibana o direito de ter seus filhos aqui”, lembrou o deputado estadual Cezar.
Para ampliar e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados às famílias do município, a prefeitura está acelerando as obras de construção do Novo Hospital e Maternidade da cidade.