Santana de ParnaÃba continua o municÃpio mais seguro da região
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, referentes ao primeiro semestre de 2022, Santana de ParnaÃba permanece como a mais segura da região metropolitana do Estado e reduziu a zero a incidência de delitos como estupro e roubo de veÃculos. O municÃpio, além de manter a menor taxa de delito, ainda reduziu consideravelmente alguns indicadores na comparação com o primeiro semestre do ano anterior, como por exemplo, de estupro, que teve a diminuição de 100%, roubo de carga, com redução de 300%, roubo de veÃculos, que teve uma incidência 25% menor, e lesões corporais dolosas, onde os números baixaram mais de 39%.
Os Ãndices de criminalidade vem caindo em Santana de ParnaÃba devido aos investimentos realizados pela prefeitura nos últimos anos, como a aquisição de armamentos e equipamentos, a implantação da Delegacia da Mulher, treinamentos contÃnuos dos profissionais, parceria entre GCM, PolÃcia Militar e PolÃcia Civil, além da polÃtica de iluminação de LED que já atendeu 100% do municÃpio e tem reduzido os Ãndices de violência, em especial contra as mulheres.
Estrutura
A Guarda Municipal de Santana de ParnaÃba conta com o Canil, que possui 14 cães e 10 homens. Os cães são treinados diariamente e atuam em ações ostensivas, abordagem, localização de pessoas, patrulhamento preventivo e apoio no combate à criminalidade.
A Secretaria de Segurança Urbana promove o treinamento de capacitação dos Guardas Municipais, visando a qualificação com o curso de técnicas e táticas avançadas de tiro e de capacitação ao uso operacional dos armamentos.
Desde 2021, a administração municipal investiu na aquisição de fuzis 556, aumentando o poder de reação e inibindo a criminalidade no municÃpio. Com isso, a cidade tornou-se uma das primeiras do Brasil em que a Guarda Municipal porta este tipo de armamento.
Foram instaladas diversas câmeras de monitoramento pelo municÃpio que auxiliam na prevenção de crimes e controle de tráfego, pois por meio do monitoramento os agentes da GCM podem ver em tempo real qualquer veÃculo que esteja no território municipal.