Audiência pública discute o Plano de Mobilidade Urbana de Barueri
Conforme ampla divulgação anterior e chamamento público da sociedade, foi realizada nesta terça-feira (14), em uma sala anexa ao plenário da Câmara Municipal de Barueri, sob a presidência do secretário de Mobilidade Urbana (Semurb), Valter de Oliveira, uma audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Barueri (PMOB).
O objetivo desse plano é contemplar os interesses de todos e trazer mais qualidade de vida à população tornando o transporte coletivo mais atraente e fazer da mobilidade urbana um fator de inclusão social e de diminuição de desigualdade social.
Os trabalhos já se iniciaram há cerca de três meses com a criação de uma comissão paritária composta de seis secretarias municipais e seis órgãos da sociedade civil. Marcos Kiyoto, arquiteto da empresa Risco Arquitetura Urbana, elaborou um minucioso estudo considerando as barreiras urbanas de Barueri: Rodovia Castello Branco, Rodoanel, Rio Tietê e uma via férrea.
“Detectamos que Barueri possui grande concentração de empregos no Centro, Alphaville e Tamboré, alta dependência de transporte individual, segregação espacial e grande volume de viagens intermunicipais”, revela Kiyoto.
Segundo o estudo, são necessárias 62 ações prioritárias (que possuem baixo custo de implantação, possibilidade de início rápido ou em curto prazo, mobilização rápida dos agentes responsáveis e maior efetividade sobre os resultados. Também são necessárias ações de médio e longo prazo.