Santana de Parnaíba é a 2ª cidade que mais empregou em São Paulo
Santana de Parnaíba novamente foi apontada pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) como a 2ª cidade que mais recolocou pessoas no mercado de trabalho, através dos Postos de Atendimento ao Trabalhador, no primeiro trimestre de 2022. Com um total de 6020 atendimentos entre janeiro a março, os PATs do município encaminharam 476 pessoas para vagas de emprego, sendo 166 no primeiro mês, 119 no segundo e 191 no terceiro. Todo esse resultado se deve ao trabalho realizado com Programas que vão desde incentivos fiscais, passando pela qualificação profissional, fomento à tecnologia e oportunidades para os jovens.
Opções de mercado
Atualmente, Santana de Parnaíba possui em média 27 mil empresas e com o intuito de aumentar a instalação de novas empresas no município ou modernização da capacidade produtiva de empresas já existentes, recentemente foi aprovada a Lei de Fomentos - Lei 4070/21, que apresenta um Programa de benefícios fiscais e financeiros, visando gerar empregos para a população. Com o passar dos anos é notável a mudança das principais atividades econômicas que mais se destacaram no município. Em 2001 foi a área de serviços, em 2011 a indústria de metais e mecânica. Já em 2021 o município passa a ser composto por 4 áreas economicamente fortes e que geram empregos: tecnologia, alimentos, farmacêutica e serviços.
Qualificação profissional
Também são oferecidos cursos de qualificação profissional e geração de renda em diversas áreas como, por exemplo: beleza, construção civil, confeitaria, panificação, além dos cursos oferecidos nas recém inauguradas FATEC e ETEC, entre outros. Recentemente também foi lançada a plataforma Qualifica Mais Santana de Parnaíba, onde os munícipes, a partir dos 16 anos tem à disposição milhares de cursos gratuitos e com certificados em diversas áreas. A plataforma Parnaíba Idiomas também se destaca como uma excelente ferramenta de capacitação, pois através dela, os parnaibanos podem aprender mais de 20 idiomas sem sair de casa, aprimorando seu currículo e aumentando as chances no mercado de trabalho.
Projeto Crescer
Santana de Parnaíba também possui o Projeto Crescer, que visa à redução das desigualdades sociais e a erradicação da vulnerabilidade social, proporcionando qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Este programa é destinado às pessoas acima dos 18 anos, que recebem pelo período de nove meses uma bolsa auxílio, cesta básica e vale-transporte.
Tecnologia da Informação
O ex-prefeito Elvis Cezar durante seus dois mandatos investiu forte no setor de Tecnologia da Informação fazendo com que o município fosse considerado o número 1 do Brasil em Inovação e Dinamismo Econômico, de acordo com pesquisa realizada pelo CLP (Centro de Liderança Pública) e publicada através do Ranking de Competitividade dos Municípios dentre as cidades com população entre 100 mil e 149.999 habitantes. O Inova Parnaíba, projeto de fomento ao empreendedorismo, capacitação do capital humano para a tecnologia e acelerador de novas empresas, inaugurou o Centro de Startup no Parque Santana, com objetivo de ser um celeiro de projetos nas áreas de ciência, inovação e tecnologia.
Já em 2021, o atual prefeito Marcos Tonho inaugurou ao lado de Elvis as bases do que virá a ser o Parque Tecnológico de Parnaíba. Com nome de Centro Tecnológico Itahyê e localizado em Alphaville, o prédio que possui dois andares contará com 2.000 m² de área construída e será organizado em espaços para incubação de empresas inovadoras com 22 salas, 3 auditórios, 4 salas de treinamento e reunião, centro de desenvolvimento em manufatura avançada, laboratório multiuso, sala de coworking, laboratório de simulação e sistemas críticos, estrutura ideal para pesquisa, desenvolvimento e inovação, projetos com as instituições de ensino superior e área estratégica para futuros projetos.
Novos profissionais
A Prefeitura também possui diversos Programas para inserção de jovens no mercado de trabalho, um deles é o de Estágio que nos últimos oito anos atendeu mais de 3 mil jovens estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. Outro Programa é o “Cidadão do Futuro”, que é desenvolvido por meio do Fundo Social de Solidariedade, oferecendo oportunidades de emprego para os jovens a partir dos 14 anos de idade. A Guarda Mirim - Parceiros do Futuro, também é uma grande oportunidade para os jovens a partir dos 14 anos, pois eles passam por um treinamento de 240 horas e aprendem noções de ética e cidadania, informática, primeiros socorros, administração, telemarketing, educação no trânsito, entre outros.