Barueri intensifica ações em prol de pessoas em situação de rua

Além de um leito quente, os acolhidos recebem alimentação e espaço adequado para higiene

Além das Cáritas e do novo espaço de acolhimento, Barueri conta também com a Casa da Passagem para receber esse público
18 de Maio de 2022 - 09h20

Com a previsão de quedas bruscas de temperatura indicadas pela meteorologia nos próximos dias, especialmente a partir desta quarta-feira (18), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) publicou a portaria nº 06/22 que estabelece ações para atendimento de situações de emergência em razão do frio intenso.

Dentre as medidas estão a locação de mais um espaço para acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua, a ampliação de vagas nos serviços de acolhimento da Casa São Francisco – Associação Cáritas, financiado pela Prefeitura e a intensificação do serviço de abordagem social oferecendo acolhida para quem desejar. Esta ação é feita em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, ligadas à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social.

Outra providência será o encaminhamento necessário para outros serviços da rede socioassistencial, conforme a necessidade apresentada por esta população. Além das Cáritas e do novo espaço de acolhimento, Barueri conta também com a Casa da Passagem para receber esse público.

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, explica que há uma imensa preocupação do Governo Municipal para acolher as pessoas em situação de rua, “principalmente nas baixas temperaturas e para tanto, locamos um imóvel que oferecerá acolhimento, além da ampliação das vagas da Cáritas”. Adriana ressalta que esses cuidados devem preservar a vida dessas pessoas mais vulneráveis.

Além de leito quente, os acolhidos recebem alimentação e espaço adequado para higiene. Aqueles que recusam o alojamento por causa de seus animais de estimação não precisam se preocupar, seus bichinhos também são bem-vindos, mas apenas na Casa de Passagem e no novo espaço de acolhimento emergencial.