Guerra no Céu: A visão de Jõao
Nas próximas semanas tentaremos entender a origem de todo o mal que nos rodeia. Quando e onde surgiu? De quantos anjos é composto o exército de Deus?
“E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares” (Apocalipse 5:11).
A visão do apostolo Jõao nos da uma ideia da dimensão e grandeza do exercito de Deus. Por outro lado, nos deixa intrigados quando entra na história um anjo querubim chamado Lúcifer, ex-líder dos anjos, ungido por Deus: “Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus ...” (Ezequiel 28:14). Que por motivos reais desconhecidos encheu seu coração de maldade – “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti” (Ezequiel 28:15). “E tu dizias no teu coração: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono...” (Isaías 14:13).
Qual foi o resultado da rebeldia desse anjo?
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão... e seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus... o grande dragão, a antiga serpente, chamada Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Apocalipse 12:7-9). Um terço dos anjos caíram com ele – “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra... (Apocalipse 12:4).
Contra quem o inimigo está especialmente irado em nossos dias?
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.”
(Apocalipse 12:12 e 17)
Na próxima semana continuaremos a falar sobre esse tema.