Programa de prevenção às drogas em Barueri encerra mais uma etapa

O PAP tem por objetivo alertar as crianças e jovens sobre os riscos do consumo de álcool e das drogas

Os alunos viram a demonstração do cão pastor Ayron, treinado para localizar drogas escondidas
4 de Abril de 2022 - 10h02

O encerramento de mais uma etapa do Programa de Ações Preventivas da Guarda Municipal de Barueri (PAP), nesta sexta-feira (01), na EMEF José Leandro de Barros Pimentel, no Jardim Silveira, ocorreu uma celebração em defesa de uma vida saudável e a conscientização do perigo das drogas. O PAP tem por objetivo alertar as crianças e jovens da rede de ensino municipal sobre os riscos do consumo de álcool e das drogas.

Cerca de 350 estudantes de 6º e 7º anos assistiram as duas sessões de esclarecimentos sobre o tema promovido pela Guarda Municipal, onde participaram da cerimônia de encerramento na quadra da escola. Além de mais orientações de alerta sobre o consumo de entorpecentes e do álcool, os alunos viram a demonstração do cão pastor Ayron, do canil da corporação, treinado para localizar drogas escondidas e apreciaram um pocket show do saxofonista e guarda civil municipal Garcia.

Futuro pela frente

“Foi muito interessante e aprendemos sobre os perigos do álcool e das drogas, da nicotina e do narguilé”, disse Arthur Felipe Alexandrino, de 12 anos, da 7ª série. Já o colega de turma, Daniel Antunes da Silva, também de 12 anos, ressaltou como os vícios podem comprometer o futuro: “a gente tem um grande futuro pela frente e não podemos atrapalhar isso por causa das drogas”.

A diretora da EMEF, Maria de Jesus Nascimento, disse que a iniciativa é um complemento importante no trabalho pedagógico que a escola promove. “O aluno vai saber se prevenir e não ficar à mercê das drogas, não deixando se enganar, mas também aprende a valorizar a família e a não violência”, disse.

Retorno positivo

A professora de História, Carla Dantas, ressaltou a relevância em apresentar dados científicos sobre o problema, que demonstram os malefícios do consumo de substâncias tóxicas na vida das crianças. O GCM José Vital Moia, responsável pelo programa ao lado do colega Márcio Aparecido, comemorou o retorno que recebem por parte dos alunos, “é um reconhecimento e um carinho muito grande para nós”. Ambos receberam orientações e capacitação da Rede Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para integrar o PAP em Barueri.

A próxima etapa do Programa de Ações Preventivas da Guarda Municipal de Barueri será na EMEF Levy Gonçalves de Oliveira, no Parque Imperial.